Translate

terça-feira, 24 de março de 2009

POSTULADOS


  • Desconfio dos altruístas: parecem-me egoístas disfarçados.

  • Desconfio dos egoístas: parecem-me manipuladores.

  • A paixão amorosa obedece a um discurso retórico comum, senão até universal; é repetitivo e emerge do desejo e do receio. O que surpreende e a sua sinceridade.

  • Acredito na compaixão como um sentimento comum e natural. Sentimos compaixão porque não nos queremos encontrar em idêntica situação. Sentimos uma compaixão ainda mais sincera quando não queremos que esse ser se encontre nessa situação.

  • Tanto o egoísmo como o altruísmo radicam na natureza humana- naturalmente social- em parte inscrita na espécie, noutra parte socialmente aprendida, recebendo e dando forma a um padrão singular de cada indivíduo: uns são mais naturalmente altruístas do que outros. Tenho como certo que o desenvolvimento tanto de um como do outro comportamento depende da estimulação social. A gratificação que recebemos com um ou com o outro comportamento é que decide em última instância. Se a comunidade não castiga o egoísmo, antes pelo contrário, seremos impunemente egoístas.

  • A decisão de uma vida em comum manifesta uma grande evolução da Espécie, e novo progresso se verificou quando o interesse económico ou exclusivamente reprodutivo já não predominam. Uma boa parte desta evolução deve-se às ideias modernas do «amor romântico». A taxa dos divórcios acompanha esta evolução.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.