Translate

sexta-feira, 26 de março de 2010

Max Weber (1864-1920), um dos «pais» da Sociologia, escreveu um livro em que investiga «A Ética do Protestantismo e o Espírito do Capitalismo», mostrando como determinados comportamentos típicos da religião não-católica influenciaram grandemente o desenvolvimento do capitalismo nos países e territórios onde o protestantismo foi a ética dominante. O «empreendorismo», como ora se designa bem ou mal, teve, a acreidtar em Weber, um "espírito" ou uma ética e os capitalistas acreditavam nela e comportavam-se conforme os seus preceitos (espírito de poupança, vontade de enriquecer, solidariedades de grupo, filantropias, ousadia em investir regulada pela cautela, etc.). O «espírito do lucro», digamos assim. Weber atribuiu ao capital um «Espírito». Enriquecia-se pensando nos bens terrenos e desejando o Céu, predestinados ou eleitos. O capitalismo possuia uma missão histórica e religiosa (sancionada pela religião). Una anos antes dessa obra famosa Karl Marx e F. Engels haviam atribuído à classe operária a missão histórica (historicamente sancionada , economicamente justificada) de «coveira» do capitalismo. Max Weber não foi, ou não pretendeu ser, um mero «ideólogo» ao serviço do capital: o que julgou foi que o Capital possuía uma ideologia pela qual agia como agia e com a qual se justificava.
Interessante será comparar com os nossos tempos: qual a ética do Capital hoje? Ideologia tem-na, seguramente, e propaga-a abundantemente. Mas Ética?? Uma coisa é certa: não é a ética do protestantismo levado à letra e ao «espírito». Rigor? Confiança e cumprimentos dos acordos e contratos? Honra nos negócios? Espírito de fé no progresso?
Ficam as perguntas.

1 comentário:

cid simoes disse...

Ética: «parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, reflectindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.» A ética "em qualquer realidade social" Assim sendo, quando a ética imperar fina-se o capitalismo.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.