Translate

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gritos pós-modernos

Tenho visto ultimamente algumas peças de teatro onde impera a gritaria. Surpreendeu-me assistir a uma «Antígona» com gritos, rugidos e movimentos exacerbados. Um Tchekov com décibeis acima do suportável. Por mais tolerante às experiências que eu consiga ser custa-me rever-me numa Antígona histérica e num Tchekov histriónico. Suspeito que Deleuze tinha carradas de razão quando classificava o tempo da pós-modernidade capitalista como «paranóia» universal (Certo é que ele preferia o «esquizofrénico», por achá-lo mais libertador). Provavelmente a gritaria histérica é pós-moderna. Neste caso prefiro conservar-me na Modernidade.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.