Translate

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O homem da burra

Um homem foi condenado a pagar uma multa por conduzir uma burra embriagado. »O caso é muito grave», considerou a juíza, ameaçando-o com a cadeia se reincidir e aconselhando-o a vender a burra «por causa das tentações». O homem, um pobre agricultor semi-analfabeto pediu ao advogado oficioso que lhe redigisse e lesse no julgamento uma defesa com as suas próprias palavras. Resava assim a missiva:
«Doutora juíz, eu não sou culpado, é a situação do país que me levou aos copos, como mal sei ler disseram-me na tasca do Emílio que a agricultura vai boa mas é para os grandes agricultores que falam e até berram com o ministro e sacam-lhe montes de massa, que há muitos desempregados mas eu se não estou pouco falta com duas burras para sustentar, a dita e a minha patroa que me f...a môna, que o meu Portugal está a arder como o c...e ninguém nos acode só os bombeiros e é com carros mais escalavrados que a minha carroça, que a D. Rosalina foi assassinada por causa de uma bruta herança (quem ma dera a mim que fazia logo uma casinha e até comprava uma camioneta), que a Galp que faz o preço do gasóleo subir, tem 47 mil milhões de activos no Brasil (que eu não sei o que é isso de activos, mas o que sei é me farto de ser activo e não vejo a ponta d eum côrno), que os Bancos lucraram uma pipa de carcanhóis só este ano e o pessoal como eu anda com as algibeiras mais rôtas que as peúgas que a minha Ermelinda não arremedeia, p...que a p....; e disseram-me também, eu cá não percebo um c...de política, que o Sócrates e o Passos Coelho andam sempre a almoçar juntos e já os viram até na sauna (acho que é uma espécie de fogão para tirar as banhas), são tão diferentes um do outro como o são um chapéu branco e um chapéu preto, quero dizer sem bem me entendem que a diferença é só da cor, o Zé Povinho como eu e a minha patroa somos mais aldrabados que o cigano que nos aldrabou no ano passado com uma mala que nos vendeu cheia de jornáis velhos, f...da p...
Sem mais, desejo que me faça um julgamento justo, o melhor é deixá-lo arrastar como os do freeport ou que c...se chama, da casa pia, e muitos outros, que a justiça ou é igual para todos ou então que se f...Desculpe falar assim mas é o hábito de falar com burros»

2 comentários:

Manuel Veiga disse...

vox populi...

abraços

Joaquim Moedas Duarte disse...

Eh! Eh!
Ganda malha!

Já sei que vais até ao outro lado do Atlântico, cuidado com o triângulo das Bermudas...

Abraço, boa viagem!

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.