Translate

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como os países mais fortes ficam mais fortes e os mais dependentes mais dependentes

Incumprimento da Grécia pode ser negativo para dívida de outros países


11h21m

O incumprimento da Grécia terá implicações negativas para o 'rating' do país, bem como o de outros países europeus em dificuldades, e sobre os bancos gregos, segundo um relatório do Serviço de Investidores da Moody's.

A Moddy's analisa vários cenários de falência e refere que quanto mais tempo se prolongar a incerteza sobre a Grécia maior será a tentação das autoridades gregas e da zona euro para avançar com a reestruturação da dívida, abrindo caminho para o incumprimento.

O incumprimento da Grécia pode revestir-se de várias formas, incluindo alterações nos termos e condições da dívida, "reperfilamento" selectivo" e compras "voluntárias" em larga escala, com grandes descontos.

O impacto sobre os mercados de capital europeus é difícil de prever e ainda mais de controlar, já que a bancarrota da Grécia pode ter implicações para o crédito e os 'ratings' dos emissores de dívida pública de toda a Europa.

Outros países em dificuldades, como Portugal ou a Irlanda, veriam também os seus "ratings" descer, independentemente das várias formas que a falência da Grécia pode assumir.

Assim, segundo a Moody's, os 'ratings' da dívida soberana ficariam ainda mais polarizados, com os países mais fortes a manter os 'ratings' elevados ou muito elevados e os países mais fracos a lutar para manter a sua notação de crédito.

in Jornal de Notícias, 24.5.2011

1 comentário:

jrd disse...

Mais para o mal do que para o bem, isto anda tudo ligado.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.