Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Porque será?

27-10-2013 às 14:51
0

Fuzilamento do antigo ditador Ceausescu é nova atracção turística da Roménia

A parede que guarda as marcas de tiros do fuzilamento do ditador comunista romeno Nicolae Ceausescu e da sua mulher, Elena, a 25 de Dezembro de 1989, tornou-se numa nova atracção turística na Roménia.

Após serem abertas ao público a sua casa natal e algumas das luxuosas vilas espalhadas pela Roménia, os curiosos podem visitar agora o local onde morreu o ditador, num pátio do antigo quartel militar de Targovishte, a cerca de 80 quilómetros de Bucareste, e que foi transformado agora em museu.
«Tentamos ambientar o interior do local com as mesmas cores que havia em 1989», explicou o museólogo Mihai Nastase, enquanto mostra o quarto do então general Andre Komanici, que custodiou o quartel durante esses «eternos dias».
Na mesma sala, onde o casal Ceausescu recebia os médicos - Nicolae sofria de diabetes, é possível observar móveis e objectos da época, como um telefone, televisão e as típicas figuras de decorações que quase todas as famílias romenas conservavam nas suas casas.
«Recebemos muitas solicitações de pessoas que desejavam ver o quartel onde Nicolae e Elena foram fuzilados», conta Nastase, que disse que a abertura se deve ao interesse, sobretudo, de estrangeiros.
Os visitantes poderão contemplar a parede que ainda conserva os buracos dos tiros que mataram o ditador e a sua esposa após um percurso de 20 minutos pelas salas do complexo militar.
O museu, que foi uma escola do exército de cavalaria até 1947, quando passou a ser um centro militar, recebeu 1.120 turistas no seu primeiro mês, explica o director do Complexo de Targovishte, Ovidiu Cirstina.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.