Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nota dos Editores

Sobre as eleições em França

Os Editores
02.Abr.14 :: Editores


Os resultados das eleições locais em França justificam algumas notas.
Não pode ser ignorada a especificidade de eleições que envolvem mais de 3 mil municípios e factores locais que terão sido em vários casos determinantes. Mas tanto o sentido geral dos votos expressos como a elevada abstenção são lidos como uma severa penalização do PSF, da presidência de François Hollande que prossegue e em alguns aspectos agrava os posicionamentos do seu antecessor. Da sua governação “austeritária” contra os trabalhadores e o povo e de concertação com o grande patronato; da sua crescente participação e iniciativa em aventuras imperialistas em particular em África; do seu papel, em conjunto com a Alemanha e outras potências económicas europeias, no directório que conduz a UE pelo rumo antipopular, antioperário e antidemocrático actualmente em curso.
É significativo de uma situação política, social, económica e democrática degradada que essa penalização tenha beneficiado forças políticas mais à direita que o próprio PSF. No quadro de um sistema eleitoral perverso desenhado para privilegiar as forças políticas ditas “centrais”, o partido de extrema-direita consegue um significativo progresso, alimentado também pela indisfarçável simpatia com que é tratado pelos grandes meios de comunicação social.
Esse sistema eleitoral inculcou na sociedade francesa um confronto “esquerda/direita” cuja linha de demarcação não corresponde a diferenças substanciais nos planos económico e social, e uma concepção de “esquerda” inteiramente desprovida de conteúdo político de classe. Tal situação desorienta amplas camadas populares (na 1ª volta das eleições a abstenção entre os sectores operários foi a mais alta: 51%) e abre caminho às campanhas – das quais a extrema-direita é beneficiária - que visam desacreditar “a política” e “os políticos” no seu conjunto. Do mesmo modo, afasta a grande massa dos eleitores e em particular dos mais jovens da participação política: 59% de abstenção na faixa entre os 18 e os 24 anos, 53% na faixa entre os 25 e os 34 anos na 1ª volta (IPSOS).
A reacção do PSF perante estes resultados foi uma remodelação governamental que tudo indica situará o governo ainda mais à direita. É nesse quadro que, mais do que o destaque que possa ser dado a este ou aquele aspecto dos resultados, a observação fundamental a fazer sobre eles é que não só a social-democracia não constitui hoje qualquer alternativa à restante direita como não existe alternativa real – incluindo no plano democrático - enquanto os trabalhadores e o povo não tomarem em mãos a tarefa de romper com tal alternância, instalada pela classe dominante como parte do seu sistema de dominação.
Os Editores de odiario.info

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.