Translate

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Europeias Só dois milhões de eleitores votaram em PS, PSD e CDS

Os partidos que assinaram o memorando de entendimento em a troika só atraíram cerca de 20% da população portuguesa, num total de pouco mais de dois milhões de eleitores, tendo em conta os valores da abstenção, indica o jornal i desta quinta-feira.
POLÍTICA
Só dois milhões de eleitores votaram em PS, PSD e CDS
DR
Portugal tem, de acordo com os últimos Censos, 10,5 milhões de habitantes. Destes, mais de nove milhões constam nos cadernos eleitorais. Mas só cerca de dois milhões de portugueses é que votaram nos partidos com maior representatividade nas eleições europeias.
PUB
Ao todo, a coligação PSD/CDS e o PS tiveram o voto de pouco mais de 20% da população (9,4% para a coligação e 10,7% para o Partido Socialista).
As contas foram feitas pelo jornal i, tendo em conta a grande percentagem de portugueses que não votou em nenhum partido, quer optando pela abstenção (66%), quer pelos votos brancos ou nulos (8%).
Em suma, 6,6 milhões de portugueses não manifestaram preferência por nenhum partido. A restante fatia contribuiu para a representatividade dos restantes partidos, com destaque para o MPT, de Marinho Pinto, que conseguiu dois lugares no Parlamento Europeu.
Esta foi, de resto, a grande surpresa destas eleições, marcadas ainda por uma desatualização dos cadernos eleitorais, que incluem nomes de eleitores que já morreram ou emigraram, aumentando assim a abstenção.
in Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.