Translate

sábado, 1 de novembro de 2014

OPINIÃO

Ele há muitas teorias da conspiração. Algumas bem malucas, outras bem estimulantes. Quando alguma é lúcida, certeira, apoiada em factos, deixa de ser "teoria da conspiração", apresenta-se como documento, historiografia, estudo económico ou político, tanto mais agudo quanto se unir à prática. Tenho "postado" neste blog livros importantes, autores que não podemos ignorar. 
Os consensos são difíceis. Os pensadores sérios e profundos comungam de ideias políticas bem diferentes. Contudo, há pontes que os ligam uns aos outros (Noam Chomsky e David Harvey, Domenico Losurdo e A. Negri, etc.). A principal é a constatação da existência de um imperialismo agressivo e pedrador, seja sob a forma de um único Império (os EUA) ou de vários países que partilham o poder imperial. A ponte seguinte é aquela que os conduz a criticar o capitalismo como sendo ele mesmo a fonte dessa geoestratégia imperial. A perda de unanimidade surge no seguimento das análises do que seja tal capitalismo (suas origens, desenvolvimento histórico, leis endógenas, crises e soluções) e, portanto, do que pode, ou deve, substitui-lo.
Nos casos em que o termo "socialismo" não repugne a todos eles, a expressão comum está por descobrir-se. Por ela passa a definição de Democracia. É aqui que rareiam os grandes estudos, sobretudo aqueles que poderiam conduzir à construção de novas pontes. 
Por mim mantenho a ideia de que o passado ensina muito. Não há um futuro diferente sem um passado tal qual ele foi.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.