Translate

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Os Muros

"Há que desmistificar "A Coisa", como alguém lhe terá chamado certa vez. É parte muro, parte vedação. Em algumas secções da fronteira, tem uma base de betão que termina numa estrutura de rede com cinco metros de altura. Está equipada com sensores elétricos e ao lado estende-se um caminho de terra que guarda as pegadas dos que ousarem transpô-la. Depois da estrutura, há rolos de arame farpado, e uma vala de quatro metros de profundidade de um dos lados.
Noutras secções, ergue-se um muro de betão protegido por torres de vigilância. É assim na cidade palestiniana de Qalqilya, onde um "muro sniper" previne ataques a condutores israelitas que viajam na estrada que atravessa Israel. E como em Abu Dis (na fotografia que aqui mostramos), uma aldeia palestiniana perto da Cidade Velha de Jerusalém Oriental, a qual se lhes tornou praticamente inacessível (assim como aos seus serviços médicos) desde que a barreira foi construída.
A estrutura, cuja construção teve início em 2002, e que separa Israel da Cisjordânia, foi mandada erigir pelo governo israelita com o propósito de manter afastados do seu território terroristas que, segundo alegava o governo, iriam pôr em causa a vida de civis israelitas. Quando estiver concluída, terá cerca de 700 quilómetros de comprimento. Na altura, como agora, famílias inteiras e comunidades foram separadas, centenas de agricultores perderam os seus campos (e, consequentemente, o seu meio de subsistência) e outros tantos ficaram sem acesso a serviços essenciais."
in jornal on-line EXPRESSO

1 comentário:

O Puma disse...

Tantos são os muros por demolir

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.