Translate

sexta-feira, 27 de novembro de 2015





Portugal tem economia mais desigual dos países desenvolvidos

Segundo uma investigação da Morgan Stanley, Portugal é o país desenvolvido com maior desigualdade salarial e de riqueza.
http://www.esquerda.net/sites/default/files/styles/480y/public/3366786135_d2aec7877e_o_0.jpg?itok=RAEuCurT
Morgan Stanley, uma multinacional de serviços financeiros sediada em Nova Iorque, analisou a economia dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico que tem 34 estados membros e 31 países parceiros) relativamente à igualdade salarial e de distribuição de riqueza. Os cinco países desenvolvidos mais desiguais, segundo o relatório, são, respetivamente, Portugal, Itália, Grécia, Estado Espanhol e Estados Unidos. Os cinco países com economias mais equilibradas são a Noruega, a Suécia, a Finlândia, os Países Baixos e a Bélgica. No relatório, foram estudados indicadores como a desigualdade salarial de acordo com o género, o emprego involuntário a tempo parcial e o acesso à internet, entre outros. A desigualdade persistente prejudica o crescimento económico a longo prazo, afirma o relatório, contrariando as políticas de austeridade que têm sido implementadas nos países do Sul da Europa, que estão nos quatro primeiros lugares das economias mais desiguais. De acordo com o relatório apresentado, “as gerações anteriores de famílias de classe média, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, podiam aspirar a melhoras as suas condições de vida, a terem uma casa de tamanho razoável, uma boa educação para os seus filhos e reformas nas quais podiam confiar. Pelo contrário, as aspirações da classe média hoje em dia esbarram contra a insegurança laboral e das pensões”.A seguinte tabela resume os resultados do relatório:

http://www.esquerda.net/sites/default/files/styles/large/public/captura_de_ecra_2015-11-26_as_12.37.30.png?itok=W_4KLDOi


Quadro resumo dos resultados do relatório. A primeira coluna indica o lugar em que se posicionaram os países, com Portugal em primeiro. As variáveis avaliadas foram: os
coeficientes de Gini, a dispersão salarial (% de mudança nos coeficientes de Gini, % de crescimento salarial real, dispersão de rendimentos e diferença salarial entre géneros), balanço geral (riqueza líquida da média em relação à mediana e % da dívida mediana em relação ao rendimento), inclusão no local de trabalho (desemprego de quem completou o ensino secundário, trabalho parcial involuntário, Não Estudam Nem Trabalham - NEET, todos em em %), estado de saúde (intervalo no estado de saúde, em %) e acesso digital (acesso à internet, em %)

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.