Translate

sábado, 19 de março de 2016

Nota pública da Revista Margem Esquerda contra golpe

margem nota3
“São esses os tempos que provam as almas dos homens…  A tirania, como o inferno, não é facilmente derrotada; no entanto, temos conosco a consolação de que quanto mais duro for o combate, mais glorioso será o triunfo”.
– THOMAS PAINE, “THE CRISIS”
Essas palavras, escritas há mais de 200 anos, continuam tão atuais como em sua época. Em tempos de autoritarismo, arbitrariedades, desrespeito às leis, desprezo pela Constituição, manipulações da grande imprensa e avanço de setores reacionários (representantes do latifúndio, dos meios de comunicações e do empresariado aliado ao imperialismo), quando as conquistas democráticas se veem ameaçadas pela truculência e agressividade de partidos e políticos de direita, a revista Margem Esquerda se manifesta contra toda e qualquer tentativa de retrocessos, contra a atual tentativa de golpe institucional e em favor da democracia em nosso país.
* * *
A revista Margem Esquerda – ensaios marxistas recupera o marxismo como método e arsenal teórico para a transformação social. Semestral, a publicação traz análises sobre o capitalismo e a situação brasileira e mundial, além de estudos a respeito de clássicos do marxismo e entrevistas com intelectuais marcantes.
Após décadas de hegemonia do neoliberalismo e do pensamento único, o marxismo ressurge como o horizonte teórico capaz de explicar as contradições do modo de produção capitalista e suas formas de reprodução, bem como de apontar caminhos para a sua necessária superação.
Em seus oito anos de intensa atividade, a Margem Esquerda vem contribuindo incisivamente para a difusão da teoria marxista, consolidando-se como um importante espaço de debate teórico e político da esquerda brasileira.
Saiba mais sobre a revista clicando aqui.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.