Translate

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Declaração da Federação Sindical Mundial (FSM) sobre o alerta da ONU para o maior desastre humanitário desde 1945

O responsável dos assuntos humanitários da ONU, Stephen O'Brien, disse que mais de 20 milhões de pessoas enfrentam a ameaça de fome e inanição no Iémen, na Somália, no Sudão do Sul e na Nigéria, ao mesmo tempo que a UNICEF já alertou que 1,4 milhão de crianças morrerão de fome este ano.
Por outro lado, todos esses países são ricos em recursos minerais e naturais e esta é a verdadeira razão por que os imperialistas estão a intervir nas suas terras. Na Nigéria estão alguns dos maiores depósitos de petróleo de África, e há também grandes depósitos no Iémen. No Sudão do Sul há petróleo, cobre, prata e ouro. Na Somália há depósitos de urânio e gás natural.
Apesar de todas essas riquezas, os trabalhadores dos quatro países estão a morrer de fome e inanição, quando podiam viver com dignidade e ter casas decentes, saúde e educação para eles e suas famílias, se as riquezas não pertencessem aos capitalistas e às suas uniões imperialistas.
A Federação Sindical Mundial crê firmemente que os recursos de cada país pertencem aos povos. Apelamos aos povos desses países e a todas as organizações sindicais do mundo para intensificarem a sua luta contra as intervenções imperialistas, por um mundo sem exploração, por um mundo onde os trabalhadores sejam os verdadeiros proprietários da terra e dos seus recursos.
O Secretariado

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.