Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

FALECEU O GRANDE PENSADOR MARXISTA ISTVÁN MÉSZAROS


título original Philosophy, ideology and social science páginas 238 formato 16.00 x 23.00 x 1.00 cm Peso 300 gr ano de publicação 2008 isbn 978-85-7559-126-0

Filosofia, ideologia e ciência social

ensaios de negação e afirmação

István Mészáros


Sétimo livro do filósofo húngaro István Mészáros publicado pela Boitempo Editorial, Filosofia, ideologia e ciência social traz ensaios que são voltados para temas e problemáticas distintas como filosofia, análise literária e ciências sociais, explorados de maneira rica e complexa, a partir de seus contextos históricos e de uma perspectiva crítica.
A preocupação fundamental de Mészáros nesta obra é o esclarecimento do poder da ideologia e de seu papel no processo dos ajustes estruturais. Segundo o autor, as condições de dominação estão estreitamente ligadas à intervenção de poderosos fatores de ordem ideológica. Esta questão perpassa o livro, atuando como elo entre os textos que tratam de assuntos diversos.
A partir da análise de autores como Weber, Parsons, Keynes, Kant e Hegel, Mészáros procura identificar as configurações ideológicas presentes nas diferentes expressões de conscientização do conflito social. Trata-se de um esforço de investigação das características essenciais das várias formas de ideologia – religião, política e arte – rejeitando assim um suposto confronto positivista entre ciência e ideologia.
Originalmente publicado em 1986, a reedição de Filosofia, ideologia e ciência social faz parte da Coleção Mundo do Trabalho, tem tradução de Ester Vaisman e orelha de Ruy Braga.


Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.