Translate

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

À atenção de alguns ministros da educação portugueses que, de reformeca em reformeca, deram cabo do sistema.eca


Educação, um dos maiores sucessos de Cuba




Havana – O direito ao ensino a todos os níveis é um dos baluartes de Cuba, e o seu desenvolvimento gradual constitui uma das principais linhas do sistema socialista desta nação caribenha.
Apesar das limitações impostas durante décadas pelos Estados Unidos mediante um bloqueio económico, financeiro e comercial, a ilha cumpre grande parte das metas instituídas pelo capítulo número dois dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio, referente à educação.
Segundo relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Cuba é o país da América Latina com maior índice no desenvolvimento da educação e o único a cumprir os objetivos globais da Educação para Todos.
Cuba dispende com a educação 13 por cento do Produto Interno Bruto. Este ano, os fundos planeados para a Educação aumentaram em oito mil 275 milhões 400 mil pesos cubanos (mais de 331 milhões de dólares), equivalentes aos 23 por cento da despesa orçamental.
No aspecto económico, os investimentos estão destinados à formação de professores e ao funcionamento de escolas primárias, ensino médio, universitário e a círculos infantis (centros de atenção à primeira infância).
Em Cuba, a educação consta na Constituição como um direito inalienável para todos os cidadãos e simboliza uma prioridade para o Estado.
O ensino académico, os programas de prevenção contra a delinquência e padrões de condutas questionáveis, uma educação sexual responsável, a formação de valores e a igualdade de género ocupam um lugar central no programa de ensino.
Actualmente a educação especial estende-se a todo o sistema nacional em escolas regulares e nos diversos níveis educacionais, onde se trabalha para potenciar o desenvolvimento integral de pessoas com necessidades específicas.
Escolas de arte, de educação física e desportiva, consideradas também como direito do povo, possibilitam a confluência de estudantes de diferentes idades com talentos e aptidões para as manifestações artísticas e modalidades desportivas.
Vários centros estimulam a formação de profissionais e instrutores nestas esferas e contribuem para incrementar o futuro das artes e o desporto em Cuba.
Durante o Congresso Internacional Pedagogia 2017, diretores de organismos internacionais, membros da Unesco e destacadas personalidades, entre elas o prémio Nobel da Paz Kailash Satyarthi, reconheceram os enormes avanços de Cuba na esfera educacional.
Tudo isto se deve à aplicação de um abrangente sistema, o ensino gratuito e os elevados índices de qualidade.

Fonte – Prensa Latina
Ler artigo em: Associação de Amizade – Portugal/Cuba: Home http://bit.ly/2B7TiCu
de alguns

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.