Translate

quarta-feira, 27 de maio de 2009

DICIONÁRIO FILOSÓFICO

RELIGIÃO

Crença na existência de um deus único ou de diversos deuses

Três argumentos :
1º - Da Experiência: Mediante a experiência nas suas três modalidades: sensível, prática, científica, demonstra-se que o conteúdo dessa crença é inverídico.
2º- Da existência do Mal: A existência de males, quer por causas naturais, quer por causas humanas, demonstra que a existência de um deus omnipotente, omnisciente e misericordioso, é inverídica. O argumento, sobrante, de que existe um deus sem essas qualidades (sobre)humanas, não torna crível que tal seja dotado de um Plano, ou desígnio, para o universo (de resto, tal Plano oriundo de uma mente inteligente, seria sempre incognoscível e, portanto, sem utilidade.
3º- Os ateus não são, por causa disso, piores moralmente ou mais infelizes do que os crentes.


ESTÉTICA

A experiência do Belo

1º- A experiência estética tanto é composta de emoção como de conhecimento. A obra de arte sente-se (sensibilidade, emoção) num determinado contexto pessoal e social.
2º- Um europeu sente um objecto artístico de modo diferente de um indígena da Amazónia, conforme a sua cultura; não há dúvidas de que o segundo também produz, frui e possui necessidades artísticas e estéticas.
3º- A música «pura», isto é, que não possui tema algum, porém belíssima, ou a pintura «abstracta», demonstram que tanto a forma como o conteúdo (a arte que fala de algo) valem igualmente, em si mesmas, ou em conjunto.
4º- Tanto vale um objecto artístico «desinteressado», como um objecto perante o qual não é possível ficarmos «distanciados». A utilidade não se exclui necessariamente das qualidades de um objecto artístico, ainda que não seja obrigatória.

1 comentário:

cid simoes disse...

O professor Nozes Pires no seu melhor.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.