Translate

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Despotismo, neoliberalismo e do "milagre chileno"

Por John Kozy 
Global Research, 10 de fevereiro de 2015
A luta contra o neoliberalismo no Chile e na América Latina: O Papel do Movimento Estudantil do Chile
Muitas vezes me pergunto o que passa pela cabeça dos americanos quando ouvir ou ver a palavra 'ciência'. A cultura americana é totalmente irracional, anti-intelectual, e de credo. Talvez outras culturas são demasiado.
Os americanos, mesmo os supostamente instruídos, acreditam que as coisas mais estranhas. Muitos acreditam que a imunização transmite a doença, que a actividade da humanidade não tem efeito sobre o clima, que a evolução não acontece, e, curiosamente, que a ciência vai resolver todos os nossos problemas. Prova em contrário não influencia essas pessoas. Eles são imunes a aprendizagem.
Este creedalism também aflige nossas instituições de ensino. Alternativas para o que os americanos chamam de democracia, mesmo quando obviamente não funciona, estão ausentes dos currículos de ciência política, muito bons professores de matemática são, por vezes, os crentes em criacionismo, assuntos que são totalmente não científica às vezes são chamados ciências. A religião nos Estados Unidos existe com o nome cientologia!
Quando os russos lançaram o Sputnik, em 1954, os americanos entrou em modo de crise e começou programas para expandir o ensino de ciências nas escolas em todos os lugares. Mas os resultados têm sido escassos. Para a maior parte, os americanos não são hoje mais científica do que eram em 1954.
A mentalidade científica pode ser caracterizada como uma insistência que afirma ser apoiada por evidências verificáveis. Quem aceita ou promove reivindicações que não podem ser suportados por isso carece de uma mentalidade científica. Poucos na América, mesmo aqueles que detêm os mais altos cargos, têm tais mentalidades. Recentemente, ouvi o presidente Obama afirmam que 99% dos muçulmanos do mundo não suportam a jihad islâmica. Com mais de um bilhão de muçulmanos no mundo localizado em continentes diferentes em diferentes países, como ele poderia ter provas suficientes para apoiar essa afirmação? O Presidente carece de uma mentalidade científica. Sua afirmação não é nada mais que uma ilusão manifestou em uma tentativa de convencer o mundo de que a guerra contra o terrorismo não é uma guerra religiosa.
Mas grande parte desse anti-intelectualismo decorre da verdade e mais fundamental religião da América. Não, não é o cristianismo. Cristo foi expulso do cristianismo na cristandade há muito tempo. O menino Jesus foi removido de seu manjedoura e substituído por um anão vestido em um terno de Papai Noel. A adoração de Mammon se tornou a religião do Ocidente. Nascimento de Cristo é hoje comemorado em uma orgia de comércio. O conhecimento científico é ignorado sempre que entra em conflito com esta religião fundamental. Nos Estados Unidos, o mercado é o altar em que os americanos adoram o deus deles, Mannon, e os americanos lutar guerras e mudanças de regime engenheiro para fazer proselitismo do mundo. Converter para uma crença em Mammon ou morrer é marchar slogan da América.
Chile, assim como os outros países com práticas econômicas baseadas no mercado capitalista, se esforçou para as gerações com resultados econômicos que nunca poderia proporcionar aos seus cidadãos as suas necessidades mais fundamentais.
Em 1970, o povo chileno eleito um governo abertamente socialista na esperança de finalmente trazer a mudança. A reação conservadora foi rápida. Com um punhado grande de forma a ajuda da CIA, um militar golpe de Estado derrubou o governo em setembro de 1973 e instalou um governo despótico chefiada pelo general Augusto Pinochet, que não era um bom homem. Durante o seu curto reinado 17 anos, milhares de pessoas foram mortas e muitas simplesmente desapareceram. Mas ele fez uma contribuição significativa para a economia do Chile. Ele começou o milagre chileno. 
Pinochet pediu América economista Milton Friedman para o conselho econômico. Friedman escreveu uma carta para cumprir com o pedido Pinochet. Ele escreveu que os principais problemas econômicos do Chile eram claramente a inflação ea falta de um mercado de economia padrão dogma do mercado livre saudável. Friedman não chegou a ser conhecido como um pensador original. Ele afirmou que "Só há uma maneira de acabar com a inflação: reduzindo drasticamente a taxa de aumento da quantidade de dinheiro" e que "corte de gastos do governo é, de longe, a forma mais desejável para reduzir o déficit fiscal, porque ele. . . fortalece o setor privado assim, as bases para o crescimento econômico saudável. "À medida que a União Europeia está a aprender, este conselho tem uma economia no caminho para despairity, não prosperidade. E assim tem vindo a passar no Chile.
"Durante 30 anos, Chile tem sido um laboratório para a economia de livre mercado, com pensões privatizadas e até mesmo um sistema de vales escola projetados por Milton Friedman, o padrinho de Chicago economia, que certa vez descreveu o sucesso do Chile como um milagre. No entanto, agora o país mais próspero da América Latina pode ser reverter o experimento, para a consternação de livre mercado em todos os lugares . "   
Embora o chileno Miracle reduziu de Chile registrou taxa de pobreza de 60 por cento para 9 por cento, fê-lo à custa da má distribuição de renda, entre os piores da região. Por isso, é mais uma vez evidente que o capitalismo sempre enriquece os ricos à custa de todos os outros. Ele se bifurca em sociedades que têm e os que não têm que então estão sempre em conflito com eles mesmos. 
Que resultados semelhantes surgiram uma e outra vez na história deve ter economistas chumbo com mentalidade científica para rejeitar princípios do mercado livre do capitalismo. Que eles não rejeitaram-los demonstra que tudo o que eles não têm uma mentalidade científica.
Como ele poderia ser de outra forma? As contradições inerentes do capitalismo exigem este resultado. Na América, os comerciantes estão legalmente autorizados a mentir ao tentar vender produtos e serviços. Puffery é uma doutrina legal bem estabelecida. No entanto, o que ele faz é legaliza roubo por engano. Induzindo uma pessoa a comprar óleo de cobra é tanto roubar como escolher seu / sua bolso. O "bem-estar geral" nunca pode ser alcançada em uma nação. Mostre-me o argumento de que leva à conclusão de que uma nação pode atingir um estado de prosperidade ao permitir que seu povo para roubar um do outro. No entanto, é isso que o capitalismo de mercado americano faz. Reformas de Friedman no Chile fez a mesma coisa.
Há quatro anos no estado de Arkansas, um empresário que é dono de um grande número de franquias de fast-food correu para governador. A principal prancha em sua plataforma foi que Arkansas faltava um número suficiente de alta pagando-empregos, um problema que ele iria abordar. Ninguém pareceu notar que ele poderia ter abordado esse problema sem correr para o escritório, simplesmente dando seus empregados raises bolada. Ele perdeu a eleição e nunca levantou os salários de seus empregados. Ele não fez nada. A tão alardeada Setor Privado nunca faz nada para resolver problemas humanos.
Nenhum economista parece reconhecer que a forma mais eficaz para estimular uma economia em crise é para as empresas a contratar desempregados ou aumentar salários, algo que o setor privado pode facilmente fazer, mas nunca faz. Jefferson estava certo quando escreveu que os comerciantes não têm pátria. Eles também não têm humanidade.
Os mitos que têm por base de cultura são também aqueles que os destruir. O mundo muda, mas os mitos não. Os verdadeiros crentes nunca mudam. Eles estão a lutar por suas crenças e que eles fazem. E às vezes eles morrem!
Levante-se para as suas crenças é o pior conselho que uma pessoa pode receber. Melhor para questioná-los.
Paul Krugman chamou Milton Friedman um grande economista e um grande homem. Coisas semelhantes foram ditas de Billy Graham. Nem é grande de qualquer maneira. Ambos são dogmatistas puramente convencionais.
A fé, se em Deus, o mercado, a guerra, uma forma específica de governo, ou qualquer outra coisa, é sempre uma máscara usada para disfarçar a ignorância.
John Kozy  é um professor aposentado de filosofia e lógica, que escreve sobre questões sociais, políticas e econômicas. Depois de servir no Exército dos EUA durante a Guerra da Coréia, ele passou 20 anos como professor universitário e mais 20 anos trabalhando como escritor. Ele publicou um livro de lógica formal comercialmente, em revistas acadêmicas e um pequeno número de revistas comerciais, e tem escrito uma série de editoriais de hóspedes para jornais. Suas peças on-line podem ser encontradas no http://www.jkozy.com/  e ele pode ser enviado a partir da página desse site.
Copyright © 2015 Pesquisa Global

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.