O ensino , tanto pelas escolas públicas como naturalmente pelas privadas, apresentam-se cada vez mais como lugares de formação de assalariados alienados, acéfalos, mas competentes. Mão de obra qualificada. Disto é que falam os governos nas suas políticas para o "desenvolvimento do conhecimento". A arte do capitalismo é esta : servir-se de uma necessidade inegável para colocar nela a sua finalidade. Qual é a finalidade única do capitalismo enquanto modo de produção e formação social? Transformar tudo em valor, isto é, mercadoria e lucro consequente.
Os professores, desde o ensino básico ao superior, dão-se conta disso, nem que não sejam a maioria deles. Contudo, dividem-se entre aqueles que gostariam de recusar serem instrumentos de reprodução do capital (da sua ideologia) mas pouco ou nada têm agido contra, e aqueles que cumprem essa missão com competência ideológica, isto é, ideólogos do capital. Particularmente no ensino superior no qual se assiste a um verdadeiro assalto à Razão. Razão Crítica, Razão emancipadora. São os tempos obscuros que vivemos.
A Cultura Humanista está derrotada ou adormecida?
Filósofos convertidos em ícones pelas Academias (que vendem a seguir para os "mídia") dedicam-se a infundir desconfiança e desprezo pelo racionalismo crítico, do qual um dos últimos representantes foi o Domenico Losurdo.
Sem comentários:
Enviar um comentário