Translate

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A toupeira da História

Antecipando-me a objecções, claro que se pode dar, e deve, uma mão-cheia de exemplos que contrariam de algum modo as palavras do comentário «A Decisão». Por exemplo: a revolução operada por Darwin (a maior de todos os tempos) que germinou plenamente no século vinte com a Biologia; a segunda maior revolução, as teorias da relatividade de Einstein e, paralelamente, a Física Quântica, a astrofísica, a astroquímica; a terceira grande Revolução, realizada em 1917, na Rússia, cujo impacto marcou todo o século e ainda se faz e fará sentir. E muitos outros exemplos: na emancipação das mulheres, nos costumes, nas tecnologias...Antigas utopias transformaram-se em realidades. Inclusivamente dou mesmo como garantida a perda da maior absoluta pelo PS do Sócrates.
As duas teses não se excluem mutuamente. Creio que são até um exemplo vivo da unidade de contrários. Quem excluir uma, é um optimista; quem excluir a outra, um pessimista.
Tudo que parece sólido se dissolve no ar. Acredito que sob o solo mais duro, a toupeirinha (não a doninha, como erradamente lhe chamei) vai escavando incansável, porque é da sua estricta necessidade escavar. E esta metáfora de Hegel exprime bem as duas teses contrárias.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.