Uma semana para promover a melhoria das condições de acesso aos espaços culturais
Premiar o acesso à Cultura
Começa
esta segunda-feira e decorre até domingo, 25, a Semana Acesso
Cultura com a abertura de portas aos bastidores de instituições
culturais de todo o País e a entrega de prémios de boas práticas de
acessibilidade.
https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/biblioteca_marvila.jpg?itok=1yJ6LbQu
Organizada
pela associação cultural Acesso Cultura, criada em 2013, a Semana
Acesso Cultura divulga um conjunto de iniciativas sobre a acessibilidade
à criação artística nos aspectos físico, social e intelectual.A associação convidou este ano o artista plástico Alexandre Alves Barata (Xana) para desenhar o troféu do Prémio Acesso Cultura, sendo o primeiro ano que os vencedores, além do diploma, receberão uma peça de arte.
O troféu é constituído por três peças que se relacionam, simbolizando a acessibilidade integrada à cultura, nos termos definidos pela organização, evocando de forma tripartida a acessibilidade física, social e intelectual.
A Semana Acesso Cultura inicia-se hoje com a apresentação de uma nova publicação, intitulada A inclusão de migrantes e refugiados: o papel das organizações culturais, às 18h30, no British Council, em Lisboa.
Um dos entrevistados para esta publicação, Almir Koldzic, co-director da organização britânica Counterpoints Arts, vai estar presente no lançamento para falar da sua experiência no desenvolvimento de projectos culturais com e para migrantes e refugiados.
A par deste, marcam presença no evento a embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Hayes, e o alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado.
De hoje até domingo, no âmbito do Portas Abertas, instituições culturais em vários pontos do País organizam visitas aos seus bastidores, para dar a conhecer quem lá trabalha e o que faz.
Na quarta-feira, 21, será feita a atribuição do Prémio Acesso Cultura 2017, às 18h30, na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.
A organização recebeu este ano 40 candidaturas, a nível nacional, para o galardão que tem como objectivo distinguir, divulgar e promover entidades e projectos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal.
Outro dos objectivos da organização é criar exigência junto dos públicos, nesta área.
Com Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário