Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2011

«O conselheiro económico de Passos Coelho dá como inevitável que Portugal tenha de renegociar a dívida.

António Nogueira Leite disse à TSF que, tendo em conta os dados actualmente disponíveis, Portugal será obrigado a renegociar a sua dívida.
"Vamos ter de discutir isto mais à frente, mas a aritmética não oferece discussão. É assim mesmo. As contas são estas", acrescentou o dirigente social-democrata.
O economista entende que, também por isso, é absolutamente necessário cumprir o que foi acordado com a troika, muito embora admita que não há grande margem para discussões, pois a "alternativa que tínhamos era pura e simplesmente não ter fundos para pagar salários"». In jornal Económico online.

Comentário: O primeiro a colocar a inevitabilidade da renegociação da dívida foi o PCP, ao qual se lhe seguiu o BE. Recentemente vários insuspeitos economistas de renome mundial, já com a bancarrota da Grécia à vista, falam dessa necessidade. Por cá diziam uns senhoritos que o PCP era, ou é, irrealista. Agora até este senhor importante diz o mesmo. Já há muito tempo que se sabia do déficite das contas públicas e da necessidade de contrair um empréstimo. Houve tempo para negociá-lo nas condições mais vantajosas e "realistas" para Portugal. O Governo foi adiando e ocultando os números. Ele sabia porquê ou para quê.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.