Translate

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O que é Filosofia?

A Filosofia não é coisa que se coma, mas bebe-se. Imoderadamente, sem álcool. A uns mata a sede, a outros desperta.

A Filosofia não se procura onde ela menos está; encontra-a aquele que já desespera,

porque só encontra quem muito procura. A Filosofia não cura males que não se podem evitar,

nem evita os males sem cura, ainda que o filósofo seja uma espécie de médico que lê nos sintomas dos tempos que hão-de vir. O filósofo pensa mais na vida do que na morte.


A Filosofia não veste o nu, nem dá de comer a quem tem fome, nem oferece paraísos aos mártires mortos, embora haja prometido paraísos aos vivos. Compreende-se: apenas interpretar o mundo também cansa, quando o que se deseja é transformá-lo.

A Filosofia não nos ensina como conseguir riquezas:

se alguns poucos filósofos habitaram castelos, outros residiram em quartos alugados.

A Filosofia não dá a quem não tem porque ela nada possui, excepto o poder do conhecimento àqueles que se satisfaçam com ele. Sucede que às vezes é deveras incómoda para outras formas de poder.

A Filosofia não se ocupa a descobrir o único sentido oculto da vida, seja porque a vida não possui sentido algum, seja porque possui vários.

Quem julga que algum filósofo descobriu o plano providencial que conduz a História do Zero ao Infinito, foi apanhado na armadilha das suas ilusões. E é tão doente um pessimista, como um fanático.

A Filosofia não elimina todas as crenças como quem esvazia um balão cheio de ar:

somente tira-nos o ar com que enchemos os balões.

O exercício da crítica não é monopólio da Filosofia, qualquer um pode exercitar-se. Todavia, seria pertinente que o fizesse com conceitos tempestivos, e tão novos quanto possível. Eis a arte do filósofo. Por isso ele ama a estética e o compromisso ético.

Se às vezes convém subtrair o medíocre, diz-se que ser filósofo e professor de filosofia não é a mesma coisa; porém, os autênticos mestres de Filosofia são filósofos. E até nas questões mais pertinentes que um jovem aluno coloca podemos exemplificar a atitude filosófica.

Na Filosofia cabem as perspectivas mais opostas e contraditórias. Pois que não é a Vida que reflecte o que se passa na Consciência, é esta que reflecte sobre a Vida. No entanto, sendo certo que na consciência filosófica se reflectem os antagonismos sociais, não é menos verdade que a regra suprema do trabalho filosófico é o diálogo, a controvérsia a sua riqueza.

3 comentários:

jrd disse...

A Filosofia, meu Caro, é 'isto' que escreveste.
Abraço

MarcoBlog disse...

Marco Antonio - Nâo é tudo, mas é um excelente começo. 03/03/2010

Lídia Borges disse...

Muito interessante este texto.
Para reflectir e, quem sabe, concluir que a Filosofia pode ter na sua composição uns "pozinhos" de tolerância, conceito que tem vindo a perder o sentido, nos nossos dias, mas vem muito a propósito no começo de um novo ano.

Bom Ano!

L.B.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.