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sábado, 22 de janeiro de 2011
Falemos de SOCIOLOGIA
«PIERRE BOURDIEU: A HERANÇA SOCIOLÓGICA
MARIA DROSILA VASCONCELLOS
obra de Pierre Bourdieu, tentou-se extrair as idéias, os elementos teóricos
e os conceitos elaborados por ele. Começando com um trabalho de
campo na Argélia, ele desenvolveu pouco a pouco um sistema de explicação
sociológica da dominação social. A escola, a cultura, a economia
foram, entre outros, estudadas aplicando conceitos novos na sociologia,
tais como habitus, violência simbólica ou campo social. Propondo uma
nova leitura das relações sociais, Bourdieu criou um modo de pensar
suscitando criticas severas, mas também uma obra profícua utilizada
nos mais variados setores sociais.
Palavras-chave: Herança social. Reprodução social. Habitus. Violência
simbólica. O conceito de habitus que ele desenvolverá ao longo da sua
obra corresponde a uma matriz, determinada pela posição social do
indivíduo que lhe permite pensar, ver e agir nas mais variadas situações.
O habitus traduz, dessa forma, estilos de vida, julgamentos políticos,
morais, estéticos. Ele é também um meio de ação que permite criar ou
desenvolver estratégias individuais ou coletivas.colaboração com Jean Claude Passeron. Ambos
eram filósofos e tornaram-se sociólogos como alunos de Raymond Aron.
E ambos põem em dúvida uma das idéias mais tenazes da ideologia
republicana: a igualdade de oportunidades e a importância do sistema
escolar para garantir igualdade social a todos. É o próprio fundamento
da sociedade meritocrática que eles criticam e o sistema de ensino
considerado como a ponta de lança dessa ideologia.Eles apresentam Les
Héritiers (1964) na editora Minuit, na qual Bourdieu dirigirá a coleçao
“Le sens commun”, onde vários autores estrangeiros ou franceses se
tornarão conhecidos no campo das ciências sociais. Nesta obra, os autores
chamam a atenção para a relação entre o “capital cultural”, a seleção
social e escolar. O conceito de capital cultural (diplomas, nível de
conhecimento geral, boas maneiras) é utilizado para se distinguir do
capital econômico e do capital social (rede de relações sociais). Os
estudantes de classe média ou da alta burguesia, pela proximidade com
a cultura “erudita”, pelas práticas culturais ou lingüísticas de seu meio
familiar, têm mais probabilidades de obter o sucesso escolar. “O que
Bourdieu demonstra é que existe relação entre a cultura e as desigualdades
escolares: a escola pressupõe certas competências que são de fato adquiridas na esfera familiar.»
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