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sábado, 22 de janeiro de 2011

Falemos de SOCIOLOGIA


«PIERRE BOURDIEU: A HERANÇA SOCIOLÓGICA


MARIA DROSILA VASCONCELLOS

RESUMO: Através de uma apresentação, em ordem cronológica, da

obra de Pierre Bourdieu, tentou-se extrair as idéias, os elementos teóricos

e os conceitos elaborados por ele. Começando com um trabalho de

campo na Argélia, ele desenvolveu pouco a pouco um sistema de explicação

sociológica da dominação social. A escola, a cultura, a economia

foram, entre outros, estudadas aplicando conceitos novos na sociologia,

tais como habitus, violência simbólica ou campo social. Propondo uma

nova leitura das relações sociais, Bourdieu criou um modo de pensar

suscitando criticas severas, mas também uma obra profícua utilizada

nos mais variados setores sociais.

Palavras-chave: Herança social. Reprodução social. Habitus. Violência


simbólica. O conceito de habitus que ele desenvolverá ao longo da sua


obra corresponde a uma matriz, determinada pela posição social do

indivíduo que lhe permite pensar, ver e agir nas mais variadas situações.

O habitus traduz, dessa forma, estilos de vida, julgamentos políticos,

morais, estéticos. Ele é também um meio de ação que permite criar ou

desenvolver estratégias individuais ou coletivas.colaboração com Jean Claude Passeron. Ambos


eram filósofos e tornaram-se sociólogos como alunos de Raymond Aron.

E ambos põem em dúvida uma das idéias mais tenazes da ideologia

republicana: a igualdade de oportunidades e a importância do sistema

escolar para garantir igualdade social a todos. É o próprio fundamento

da sociedade meritocrática que eles criticam e o sistema de ensino

considerado como a ponta de lança dessa ideologia.Eles apresentam Les


Héritiers (1964) na editora Minuit, na qual Bourdieu dirigirá a coleçao

“Le sens commun”, onde vários autores estrangeiros ou franceses se

tornarão conhecidos no campo das ciências sociais. Nesta obra, os autores

chamam a atenção para a relação entre o “capital cultural”, a seleção

social e escolar. O conceito de capital cultural (diplomas, nível de

conhecimento geral, boas maneiras) é utilizado para se distinguir do

capital econômico e do capital social (rede de relações sociais). Os

estudantes de classe média ou da alta burguesia, pela proximidade com

a cultura “erudita”, pelas práticas culturais ou lingüísticas de seu meio

familiar, têm mais probabilidades de obter o sucesso escolar. “O que

Bourdieu demonstra é que existe relação entre a cultura e as desigualdades

escolares: a escola pressupõe certas competências que são de fato adquiridas na esfera familiar.»

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