Translate

terça-feira, 31 de março de 2009

PERGUNTAS FRENTE AOS MUROS DE TEBAS- I

1. Que mecanismos económicos, políticos, ideológicos, explicam porque os regimes democráticos ocidentais possibilitam a manutenção das alavancas do poder das classes sociais possidentes?
2. Dentro dos processos que permitem a reprodução do poder dominante das classes dominantes, qual o papel que cabe às escolas?
3. Neste caso que finalidades e competências são atribuídas aos professores pelos poderes dominantes?
4. É possível aos professores moverem-se contra ou nas margens destas finalidades? Quais os meios para os controlar a que recorrem os poderes dominantes?
5. Qual é a ideologia dominante que os professores inoculam nos estudantes, tanto nas disciplinas de ciências da natureza como nas disciplinas de letras e ciências humanas? E em que grau e por que formas a comunidade escolar (pela sua organização e actividades) colabora nesta tarefa tutelada, vigiada e imposta?
6. Perante a organização e orientação tecnológica do mundo vale a pena reformar a escola, ou destrui-la?
7. De que modo as escolas reproduzem o sistema desigualitário das classes sociais?

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.