Momentos utópicos: leitura de textos utópicos
Editado por JC Davis e Miguel Angel Ramiro Avilés
UTOPIA em Morelly do Código de De La Nature
por Claudio De Boni
O único vício que eu percebo no universo é avareza; todos os outros, por qualquer nome que seja conhecido, são apenas variações, graus, de um presente, é o Proteus, a Mercury, a base, o veículo, de toda a vícios.Analisar vaidade; fatuidade; orgulho; ambição; duplicidade, hipocrisia, a desonestidade; quebrar a maioria de nossas virtudes sofistas em suas partes componentes, e todas elas se resolvem dentro deste elemento sutil e perniciosa, o desejo de ter. Você ainda vai encontrá-lo na parte inferior do desinteresse ... atrevo-me a concluir aqui que é quase matematicamente demonstrável que toda a divisão de bens, seja igual ou desigual, e que toda a propriedade privada o que essas partes é, em todas as sociedades, o que «material para o maior mal" chamadas Horace. Todos os fenômenos morais e políticos, são os efeitos desta causa perniciosa, por isso pode ser explicado e resolvido todos os teoremas ou problemas sobre a origem ou o avanço de, a conexão ou afinidade, entre as diferentes virtudes e vícios, doenças e crimes; sobre o verdadeiros motivos por trás das ações boas ou más; sobre todas as resoluções ou perplexidades da vontade humana; sobre a depravação das paixões; sobre a ineficácia de preceitos e as leis que servem para contê-los; sobre as falhas técnicas muito nesses aulas, finalmente , sobre todas as produções monstruosas que vêm das aberrações da mente ou o coração. Eu digo que os motivos de todos esses defeitos pode ser visto na tendência geral dos legisladores para permitir que o principal elo de toda a sociabilidade a ser quebrado pela usurpação dos recursos que deveriam pertencer em comum a toda a humanidade. 1
Morelly do Code de la Nature tem sido lido de uma maneira controversa, tanto para a crítica e historiografia. O trabalho foi publicado em 1755, anonimamente, uma estratégia comum para escapar de censura, e com os atributos de uma ficção, como também era comum na época. Mas a combinação de anonimato e ficção levou imediatamente a um debate acalorado sobre a autoria e da importância do trabalho.
O Abbé Raynal era da opinião de que o Toussaint enciclopedista foi o autor, enquanto que, para Grimm, era uma obra de Rousseau, interpretando a crítica da civilização como semelhante à de RousseauEnsaio sobre a desigualdade . La France Littéraire identificado Diderot como o escritor do Código , observando radicalização da idéia de igualdade, que foi, em seguida, espalhando entre os seguidores do Iluminismo do texto. Somente no século XIX, e mais definitivamente no século XX, foi o autor estabeleceu como sendo Etienne-Morelly Gabriel, que na época era um professor em uma escola local em uma pequena cidade na região de Champagne: Vitry-le-François. 2
Dentro do Morelly oeuvre , o Código abriu um novo debate, notável na história das utopias, mas que só pode ser tocado por aqui. Code de la Nature foi realmente baseado em um comunismo estrito, mas apresentou um modelo político diferente do célebre em outra obra utópica de Morelly, Basiliade , publicado apenas dois anos antes. 3Alguns dos temas do Morelly Weltanschauung também foram expressos em Basiliade : a crença de que a natureza humana tem um impulso para a harmonia, a fé de uma forma de organização social que faria os homens solidária e moderado em seu consumo dos bens fornecidos pela própria natureza, e uma perspectiva do fim dos conflitos entre os homens, principalmente devido à eliminação entre eles o direito à propriedade privada. No entanto, o governo político da sociedade ideal definido no Basiliade não era comunista um. De acordo com as teorias políticas mais difundidas do século XVIII, o melhor governante era um príncipe iluminado. O príncipe estava sempre conectado com seus cidadãos, mais como um pai educando e não como um ditador, e sua principal tarefa consistia em reduzir governo de legislação simples, em linha com os princípios naturais. Dentro de dois anos, no entanto, e de uma forma surpreendentemente rápida, Morelly perdeu a fé nos esquemas políticos típicos do Iluminismo, e ligado a um sistema comunista coerente e total no Code de la Nature . No início do código , ele explicou que o propósito fundamental de Basiliade , que era o mesmo que o Código , foi a bondade de toda a humanidade. Se no romance anterior, o Príncipe se destacou no caráter de um príncipe-herói, foi principalmente uma questão de gênero, porque, nesse caso, a novela foi um conto alegórico.
Voltemos ao Código . Está dividido em duas partes. Na primeira, e mais longa, Morelly apresentados os elementos-chave de sua visão do mundo, na forma de um ensaio filosófico. Por sua vez, esta secção filosofia poderia ser dividida em duas partes: uma que apresentam os elementos da ordem natural, e a outra mostrando que as distorções da história ter sido a causa da separação de humano a partir de uma harmonia inicial.Tudo isso teve uma conclusão, quase como um apêndice, que era o foco real ea verdadeira novidade do argumento de Morelly: o "modelo de legislação em conformidade com as intenções da natureza" (189). Aqui ele apresentou uma sociedade perfeita com um sistema ideal de leis que, pela primeira vez no gênero utópico, chegou muito perto de a elaboração de um imaginário Bill of Rights.
Em linha com a tradição utópica, o código é construído como um texto pedagógico, mas começa por recordar alguns dos temas a autora já havia tratados em seus primeiros trabalhos sobre educação. 4 Seu objetivo era combinar vista empírico e utilitarista do ser humano ação na esperança de que o indivíduo pode estar motivado para buscar a felicidade como expresso dentro de um quadro social harmonioso. O ponto de partida dessa teoria estava em sua convicção de que ambas as idéias e os comportamentos dos homens dependia de impressões externas, sensoriais. Usando uma imagem semelhante a um cunhado pelo seu Condillac contemporâneo sobre uma estátua inanimada, em ambos os seus primeiros escritos e em sua obra madura, Morelly argumentou que, antes de receber as sensações de movimentos externos, a alma humana era como "uma tela na qual o pintor não atraiu nenhum sinal ainda. 5 idéias e ações não veio de racionalidade abstrata, mas a partir da repetição de concreto de impressões que afetam os seres humanos, causando prazer ou dor, de acordo com as circunstâncias. A formação de ideias dependia tais sensações. Como resultado da capacidade humana para lembrar e para catalogar as sensações que tinha sido anteriormente experimentados, fomos capazes de prever os prováveis efeitos de nossas próprias ações futuras. A estimulação dos sentimentos também dependia essas sensações, permitindo que se obtenha o máximo de prazer possível de seu próprio comportamento, minimizando a dor. A natureza humana não tinha só nos forneceu um sistema racional, mas também com paixões, que continuamente nos dirigimos para a busca da felicidade.
Essa busca da felicidade é ao mesmo tempo comum para a humanidade e produtivo da coesão social. O amor por si mesmo pode ser a primeira sensação percebida, dirigindo um para proteger a sua própria existência e para torná-lo o mais agradável possível. No entanto, os seres humanos mostraram uma significativa diversidade quando se trata de objetos que fizeram feliz, dependendo de sua idade, de caráter físico e mental, os gostos, ambiente e organização social. Tais diferenças costumam ser um motivo de preocupação primária para os escritores utópicos. Morelly, pelo contrário, sublinhou a sobreposição propício de unidade e variabilidade na natureza humana. A base de uma sociedade fundada sobre a lei comum era o nosso desejo comum de felicidade. Porque as pessoas têm expectativas diferentes, é menos provável que não haverá bens suficientes para satisfazer suas diversas necessidades. No século anterior, Hobbes tinha em vez retratada esta situação como um conflito inevitável para os mesmos bens entre os membros da raça humana.Assim, para Morelly, as paixões em si não são ruins em si mesmas: Natureza nos tinha dotado com eles para encorajar-nos a cuidar de nós mesmos. No contexto do Iluminismo, acreditava que as paixões devem ser moderados, e não deve induzir comportamentos adversos aos de nossos companheiros e à ordem social.
Por isso as pessoas eram iguais, porque todos eles tinham sentimentos (sendo o primeiro amor por si mesmo) e todos eles tinham necessidades. Esta situação igualitária fez as pessoas a entender o acerto da idéia de igualdade de direitos e da necessidade de trabalho conjunto para atender às necessidades de todos. As diferentes condições de pessoas (os gostos, habilidades, força, etc) fez os desejos de todos variam de acordo com a situação específica. Este, por sua vez, incentivou a troca de experiências entre os indivíduos, de modo que ninguém deve estar disposto a manter as coisas que não precisa. O que não era útil para uma pessoa pode ser útil para outro e vice-versa. Por isso, pode acontecer que a soma dos desejos em um determinado ponto pode ser maior do que os recursos reais disponíveis. Mas isso não é uma coisa ruim em si mesmo. Poderia ser a chave para a cooperação entre as pessoas, que entendem que, só trabalhando em conjunto cada vez mais, eles podem facilmente atingir o que eles precisam. Natureza quer que
a tristeza ea dificuldade de atender às nossas necessidades, desde quando agindo sozinho eles estão além do nosso alcance, nos fazem compreender a importância de recorrer a outras pessoas para ajudar. Ela inspira carinho, se é útil. Daí o nosso desagrado para o abandono da solidão, nosso amor e dos prazeres e para os benefícios de fazer parte da comunidade e da sociedade. (25-6)
No texto de Morelly, a idéia de harmonia natural combinada com a crítica da história, comparável ao de Rousseau Ensaio sobre a Desigualdade , que foi escrito no mesmo período. A ordem natural, como uma satisfação combinada de necessidades de todos, pode ser conhecido por pessoas em um estado de natureza, mas foi varrido por uma civilização progressivamente com base em princípios de longe os naturais. Como em Rousseau, a expansão demográfica foi visto como a base de um processo tão negativo. Aumentando em número, a humanidade teve que lidar com recursos escassos e muitas vezes deixaram suas casas, a fim de ser capaz de sobreviver. Mas, em assim agindo, eles descobriram e de alguma forma absorveu o espírito de competição ao invés de colaboração. Desta forma, eles perderam o conceito das relações naturais. Durante este longo processo histórico, os vícios do individualismo substituído sentimentos de solidariedade. Na opinião de Morelly, ganância ou avareza foi o pior desses vícios. Ao reconhecer a propriedade privada, a ganância foi consolidada em sistemas jurídicos. Assim, no Código tal ganância está sujeita ao ataque. Isso ficou claro na passagem citada no início deste capítulo. Ele também pode ser visto nos trechos onde Morelly argumentavam contra os legisladores, passado e presente, que não tinham a sua tarefa como educadores e guias para o seu povo. Ao fazê-lo,
eles têm sufocado as causas de afeto que são necessárias para criar a ligação entre os seres humanos, bem como ter virado comum acordo e de ajuda mútua em divisões indesejáveis que visam separar a grande massa da humanidade em diferentes partes. Além disso, eles têm alimentado o fogo de uma queima de ganância e aguçou o apetite de uma avareza insaciável e exigente, por várias agitações opostos um ao outro estimulado por aquelas partes confuso e dividido. (35-6)
Como é típico de muitos Utopianos, visão da história passada da Morelly é como uma série de erros do que os indivíduos do poço de um contra o outro. Supondo-se que seria possível escapar dessa, a única saída pode ser uma espécie de retorno à natureza original como uma fonte de verdade.
As pessoas são os corruptos, não a natureza. Homem abandona a verdade, mas a verdade nunca desaparece. E tudo disputado neste aspecto nunca iria afectar a minha tese, cada nação, selvagem ou não, pode ou poderia ser redirecionado para as leis da Natureza, mantendo o que eles permitem e eliminando o que eles desaprovam.(45)
A fim de melhorar a humanidade, como um retorno à ordem natural reuniria três ferramentas desastrosamente separados pela história. A primeira delas é a Política, como a capacidade de levar as pessoas para a harmonia social, a segunda é a legislação, porque a verdade tem que se tornar uma norma codificada, eo terceiro é a moralidade, como critério principal os atos humanos para o bem comum.
Com base em tal crítica da civilização em contraste com a ordem natural, Morelly concluiu seu trabalho com a elaboração de um sistema jurídico, as bases conceituais de uma sociedade comunista perfeita. Ao mesmo tempo, ele apresentou esse ideal social através de legislação abrangendo todos os aspectos do planejamento usual de utopias: governo, organização econômica, o emprego, o ambiente cultural e os costumes sociais. Três leis, "fundamental e sagrado ', subscrever sociedade perfeita do Morelly. Na sua opinião, "eles são projetados para cortar as raízes de todos os vícios e males da sociedade". Eles são a abolição da propriedade privada, com exceção de bens de uso estritamente pessoal, a consideração de cada cidadão como um "indivíduo público, alimentado, apoiada e empregada na despesa pública '(190) e, em contrapartida, o terceiro, para o dever do trabalho como a contribuição de todos para a necessidade pública.
Por tais fundamentos, a sociedade nova, natural foi caracterizado pela distribuição centralizada do produto comum e por uma obrigação comum de trabalhar aplicado à produção de apenas os bens especificamente necessárias para os seus cidadãos. Funcionar como um dever tinha um sentido educativo, bem como as implicações econômicas. Todos os cidadãos, pelo menos por um período específico durante a sua vida, dedicou-se à produção agrícola, de forma mais adequada às necessidades da comunidade. Sociedade ideal de Morelly foi, no entanto, nem pobre, nem puramente rural, como muitas cidades e atividades artesanais são incentivados. No entanto, qualquer aspiração de luxo foi excluída. Cada forma de expressão social tinha para descansar sobre valores igualitários produzindo uma uniformidade que se estende a estruturas arquitectónicas e urbanas, com base na regularidade geométrica das linhas das estradas e das dimensões de construção.
O sistema de representação política foi baseada em dois princípios democráticos e paternalista. Representação teve sua origem na família e no papel político do líder do agregado familiar. Ele estendeu a instituições locais e para o Senado, que foi identificado como o foco do Estado. A importância social da família foi enfatizada pela legislação especificamente dedicada ao sistema civil, sujeitando o casamento eo divórcio a uma regulamentação estrita. Na seleção de quem iria assumir funções políticas, o princípio da eleição abaixo foi importante, mas conseguiu de tal forma a dar prevalência a antiguidade. Na verdade, não era a função da autoridade política para traçar novos rumos na gestão dos assuntos públicos, mas para preservar o que as leis da Natureza prescrito. Para tal papel a sabedoria ea prudência dado por idade foram consideradas como mais adequado. Morelly, como pedagogo, descreveu o sistema educacional de sua sociedade ideal em profundidade.Remoção de jovens da família foi fundamental. Eles foram os primeiros a serem educados em colégios internos e, em seguida, nos campos e nas fábricas. Como muitas outras utopias, o Código descreveu os serviços sociais muito completa, abrangendo a saúde pública, cuidados aos idosos, cuidados para as pessoas com deficiência, etc O resultado foi um sistema social transmitindo um sentimento de grande unidade orgânica para o leitor, talvez também muito. A conta da variabilidade secundária entre as pessoas dadas no primeiro escritos de Morelly parece dar forma a um desejo de uniformidade em que as diferenças de status e de preferências entre os indivíduos dissolvidos em uma idéia única geral da felicidade. Esta é uma característica da escrita utópica que pudemos observar não só em Morelly mas mesmo em muitas outras utopias.
Morelly definitivamente partes a tendência dos escritores utópicos para um planejamento analítica e completa de uma sociedade alternativa ao já existente. Sua eficácia reside principalmente na mudança a descrição de um mundo perfeito para a linguagem da legislação, a mais elevada forma de moralidade e política (seja reformista ou revolucionário), que se condensa na redação de uma nova Constituição. Foi nessa linha de pensamento que Babeuf era levar o Code de la Nature , como um modelo de ação (mesmo acreditando que Diderot foi o seu autor). Em referência às idéias sociais do Iluminismo, Engels se reservar para Morelly, junto com Mably, um papel muito importante na longa linha dos "precursores" do socialismo contemporâneo dos autores de utopias do renascimento às contribuições de Saint-Simon, Fourier e Owen. 6 De maneira similar, um grande historiador do século XIX, André Lichtenberger, iria considerar o Código de ser "o grande livro socialista do século XVIII". 7
Momentos utópicas - Notas e Bibliografia:
2. Em Morelly, consulte Edouard Dolléans, anúncio no Morelly Code de la Nature (Paris: Geuthner, 1910); Wagner 1978 ; Guy Antonetti, 'Morelly. L'homme et sa famille ", Revue d'histoire littéraire de la France(maio-junho de 1983), pp 390-402; Guy Antonetti, 'Morelly. L'écrivain et ses protecteurs ", Revue d'histoire littéraire de la France (janeiro-fevereiro 1984), pp 19-52
3. Morelly, La Basiliade, OU les naufrages des Isles flottantes (Messina: Société de Libraires, 1753). Quanto a uma análise abrangente do texto, ver Claudio De Boni, 'La Basiliade nello sviluppo dell'Opera di Morelly',Morus - Utopia e Renascimento , 1 (2004), pp 89-102
4. Morelly, Essai sur l'esprit humain, OU Principes naturels de l'éducation (Paris: Delespine, 1743); Morelly, Essai sur le coeur humain, OU Principes naturels de l'éducation (Paris: Delespine, 1745)
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