Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A Filosofia é a política por meios teóricos

 

Lênin e Nietzsche na perspectiva de Althusser

............

(...) O apelo de Lênin à consideração dos problemas filosóficos não se deveu a seu interesse filosófico. A abordagem de Althusser ajuda a esclarecer a essência da visão leninista da filosofia. Ele considerou o mérito de Lênin a criação de uma teoria não filosófica da filosofia. Na interpretação althusseriana das ideias de Lênin, a filosofia é um tipo especial de teoria, inextricavelmente ligada à ciência, mas sem objeto ou história própria. A filosofia também é uma prática – a prática da luta pela dominação, pelo poder. A filosofia está integrada nas relações sociais e é projetada para desempenhar certas funções, tem natureza política e está associada aos interesses de classe e à luta de classes. A filosofia é uma ferramenta política para traçar a “linha divisória”.

Podemos observar uma série de interseções do pensamento de Lênin com as ideias de Nietzsche: (a) o mundo é percebido através do prisma da dinâmica, contradição e luta, enquanto o movimento é visto como um processo não sujeito; (b) no confronto entre sistemas teóricos de conhecimento há uma luta de impulsos ou motivos práticos ocultos; (c) o desejo de poder é considerado o principal impulso para a maioria das aspirações práticas; o conhecimento e o poder sendo unidos e apoiando-se mutuamente.

Assim, a intersecção das estratégias de pensamento de Lênin e Nietzsche nos permite compreender a essência da filosofia como uma prática de vida especial conectada com a política. A função política de um intelectual é determinada por sua localização objetiva dentro do mecanismo de geração de poder, do qual ele não tem saída, e, portanto, o intelectual deve primeiro perceber que ele não está flutuando livremente entre mundos sociais, mas é um elemento na máquina do poder e aquele que é capaz de mudar o modo de operação desta máquina.

*Aleksandr Sautkin é professor de filosofia na Murmansk Arctic State University (Rússia).Elena Philippova é professora de filosofia na Murmansk Arctic State University (Rússia).

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.