Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2024

pequenos ensaios- I

 Sobre a existência de Deus e assuntos correlativos


         I

A astronomia moderna e a astrofísica eliminaram qualquer possibilidade física ou lógica da existência de Deuses, ou um único, com qualidades humanas e terrestres (misericórdia, justiceiro, etc.). Sem materialidade e energia nada pode existir, embora o Nada possa existir, porém o Nada não possui nada. Esta entidade imaginária com comportamentos humanos assenta numa pseudo Física que nem Aristóteles defendeu. Ruiu definitivamente com Copérnico, Galileu, Kepler, tal como ruiu toda a astrologia que se apoiava na teoria geocêntrica e ptolomaica.

     Resta a crença em uma divindade criadora do universo, a que alguns cientistas atribuem o Big Bang. Ora, tudo que em Física se tem demonstrado não possibilita a existência de um ser que não obedece a nenhuma das leis da Física provadas, isto é, não composto das partículas e das forças conhecidas. Perguntar-se-á em lógica : se tal Ser existisse fora da matéria-energia, ou Natureza, porque se resumiu a sua existência somente à criação de um universo? Isto é : ao "instante" do BigBang, sem intervir nunca mais?

                      II

O Nada nada cria. Não possui, por definição, virtualidade ou potencialidade alguma. Então, se se verificou realmente um BigBang, uma singularidade, é porque existia algo, ainda que fosse o Vazio

  Toda a Ciência se apoia na certeza de que este universo teve um início e encaminha-se para o seu fim. Donde veio e para onde vai (com mais rigor : a sua morte é a aniquilação de toda a matéria-energia por inflação, arrefecimento, quebra do equilíbrio singular que mantém este universo)? As galáxias movem-se (aliás, tudo se move), é a expansão do universo que não tem limites, mas movem-se para onde  (as que sobrevivem ou que as que vão nascendo, pois as galáxias também se chocam umas contra as outras e se fundem)?

     

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.