Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Prolegómenos-Ética- 5

 A moralidade -as normas morais de conduta- está instalada em todas as instituições sociais. Na família, na escola, nos partidos políticos, no Estado, nas empresas privadas ou cooperativas, etc. Eliminadas as tradições milenares ou seculares pelo rolo compressor da mundialização do capitalismo (nos casos em que isso já aconteceu ou está em vias de acontecer), as regras morais de conduta confundem-se com a regras cívicas dos habitantes de um bairro ou cidade (colaborar na higiene pública, na melhoria do ambiente, da segurança). O Bem identifica-se com a solidariedade, o voluntariado, o político com carisma. Tende-se a "descer" do Olimpo da Moral abstracta para o terreno das acções concretas, imediatas ou urgentes : o que devo fazer para melhorar a qualidade do rio, dos campos, do ar, etc. O que devo fazer para participar nas grandes reformas que me parecem necessárias para a minha terra, o meu país, o próprio mundo? Devo ingressar num partido político (comprometer-me a esse ponto)? Como devo comportar-me dentro dele (os partidos políticos regem-se também por normas de tipo moral, em alguns casos bastantes severas)?

   Tos estas normas coexistem com a acção boa que o capitalismo promove: aceitar como naturais e legítimas as normas jurídicas das relações de produção, desejar ser um bom consumidor, participar no jogo eleitoral. 

Diversas normas de conduta contradizem-se no interior do próprio indivíduo, tenha ele consciência ou não (voluntários de ONGs que colidem com os interesses do lucro) e contradizem-se no corpo total da sociedade, sendo que algumas são contradições secundárias e outras são antagónicas. 

  Presentemente a interrogação "Que devo fazer?" é simultaneamente ética e política. Coloca normas de conduta moral que é, no fim de contas, política. Auxiliar os países e povos mais pobres oferecendo vacinas é do domínio da moral e da política. Como fica claro quando não se auxilia...

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.