Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2025

O pai do sionismo fascista

 

Evgenevich Jabotinsky, o verdadeiro pai do partido de extrema-direita de Israel
 
«Os sionistas revisionistas israelitas – isto é, os discípulos do fascista judeu ucraniano “Zeev” Jabotinky, que não devemos confundir com os “sionistas” propriamente ditos, que são os seguidores de Theodore Hertzl» Thierry Meyssan (Red Voltaire).
«Vladimir Evgenevich Jabotinsky (Odessa, 18 de outubro de 1880 — Nova Iorque, 3 de agosto de 1940), cognominado Ze'ev Jabotinsky, (em hebraico זאב ז'בוטינסקי e em russo Зеэв Жаботинский] foi um filósofo, líder sionista, escritor, tradutor, orador, poeta, jornalista e militar judeu de origem ucraniana. Fundador da Organização de Auto-defesa Judaica, em Odessa, foi também o principal ideólogo do movimento de direita denominado Sionismo revisionista. Ajudou a formar a Legião Judaica do exército britânico na Primeira Guerra Mundial e foi um dos fundadores e líderes da organização clandestina armada judaica Irgun.
Sionismo
Após o Pogrom de Kishinev, em 1903, Jabotinsky aderiu de toda a fé no Movimento Sionista, onde rapidamente adquiriu fama como orador. Graças a sua militância, foi escolhido como delegado do Sexto Congresso Sionista, o primeiro realizado após a morte de Theodor Herzl.
Durante o Congresso Sionista, Jabotinsky lutou para que fossem formados grupamentos armados de auto-defesa judaica, tanto no território da Palestina quanto nas regiões onde houvesse o risco de perseguições anti-judaicas.
Jabotinsky argumentava que a coexistência pacífica entre judeus e árabes só seria possível se os judeus tivessem uma posição de força. Ele propôs a criação de um “muro de ferro” (Iron Wall) de defesa, que simbolizava a necessidade de uma força militar forte para proteger os assentamentos judeus e garantir a segurança do futuro Estado.[1][1]
Em 1958, dez anos depois da Independência de Israel, a B'nai B'rith envia uma requisição ao Primeiro-Ministro David Ben Gurion, solicitando o traslado dos restos mortais de Jabotisnky para Israel. Em uma carta de 7 de maio do mesmo ano Ben Gurion responde: "Israel não foi criado para receber judeus mortos, mas para ser o lar de judeus vivos. Não desejo ver a multiplicação de túmulos no país."Thierry Meyssan (Red Voltaire)
O socialista Ben Gurion fora um inimigo implacável de Jabotinsky e dos sionistas-revisionistas. Mas em 1964 o Primeiro-Ministro Levi Eshkol permite a transferência dos despojos de Jabotinsky para Israel. » wikipédia Zeev Jabotinsky HaGever foi o fundador do Sionismo Revisionista. Os sionistas revisionistas viam-se como os verdadeiros herdeiros do sionismo de Herzl, que acreditavam estar a ser tomado por esquerdistas (sionistas trabalhistas).
«Zeev exemplificou o orgulho judaico. Ele foi uma figura controversa no movimento sionista, muitos sionistas trabalhistas, incluindo Ben Gurion, odiavam-no. Enquanto os sionistas trabalhistas geralmente acreditavam que os árabes podiam ser convencidos a trabalhar com o sionismo, Zeev acreditava que os árabes não aceitariam uma solução binacional onde árabes e judeus vivessem juntos sem força.» in redditFicheiro:Zeev Jabotinsky. jpg

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.