O socialismo utópico
Links para os escritos e biografias de utopistas e comentários marxistas sobre eles, e material em 20 movimentos utópicos do século e do uso de visões utópicas e distópicas da literatura e polêmicas políticas.
Utopia - literalmente "Nowheresville" - era o nome de uma república imaginária descrita por Thomas More em que todo o conflito social e de socorro tenha sido superada. Houve muitas versões de Utopia ao longo dos anos, muitas visões deles da sociedade socialista. Embora Marx e Engels definiram o seu próprio socialismo em oposição ao socialismo utópico (que teve muitos defensores no início do século XIX), que tinha um imenso respeito pelos socialistas utópicos grandes como Charles Fourier e Robert Owen.
Ao descrever como as pessoas vivem, se todo mundo aderiu à ética socialista, o socialismo utópico faz três coisas: ele inspira os oprimidos para lutar e sacrificar por uma vida melhor, ele dá um significado claro para o objectivo do socialismo, e demonstra como o socialismo é ética , isto é, que os preceitos do socialismo pode ser aplicado sem excluir nem explorar ninguém.
O problema com o socialismo utópico é que ele não se preocupa com como chegar lá , presumindo-se que o poder de sua própria visão é suficiente, ou com que o agente da luta pelo socialismo pode ser, e, em vez de obter o seu ideal de crítica das condições existentes, que arranca a sua visão de readymade própria mente do criador. Mais de 40 versões do Utopia foram publicados entre 1700 e 1850. Engels faz uma menção especial de Morelly do Código de Natureza
Veja também Utopia na Enciclopédia do marxismo.
Os primeiros ideais utópicos
Platão (428-347 aC) escreveu A República em 360 aC, uma idealização de uma sociedade escrava com um rígido sistema de classes, divididas entre os filósofos, os guerreiros e plebeus. Justiça e estabilidade social foram asseguradas, porque todo mundo foi atribuído a uma estação na vida adequada aos seus interesses e virtudes. A estrutura da República era uma imagem de concepção de Platão sobre a estrutura do ser humano: o Espírito, Razão e Desejo.
Texto completo do A República do MIT (360 aC)
Thomas More escreveu Utopia , em 1515, a expectativa de um mundo de liberdade individual e igualdade regido pela razão, no momento em que tal visão era quase inconcebível.
"Na Utopia, onde todo homem tem direito a tudo, todos sabem que, se o cuidado de manter as lojas públicas completo, nenhum homem privado pode querer qualquer coisa, porque entre eles não há distribuição desigual, de modo que nenhum homem é pobre , nenhum em necessidade, e apesar de nenhum homem tem qualquer coisa, mas eles são todos ricos, pois o que pode fazer um homem tão rico como levar uma vida serena e alegre, livre de ansiedades ";
Texto completo do Thomas More Utopia (1515)
Veja Thomas More e sua Utopia , Karl Kautsky 1927 frente a Utopia de Thomas More William Morris 1893.
Com a Reforma na Alemanha e numerosas repúblicas independentes que gozam de liberdade no norte da Itália, moderno, idéias igualitárias foram se espalhando, e um número de idéias utópicas foram publicados no século XVI: - humanista Antonio Doni de eu mondi (1552), Francesco Patrizi da La città felice (1553) e Tommaso Campanella La Città del Sole (1602)
Francis Bacon científica New Atlantis (1627) fala de uma "civilização perdida", que vive em perfeita harmonia e paz. Sua sociedade é dedicado ao acúmulo de conhecimento e do estudo da ciência e da natureza, sua divisão do trabalho estar semelhante ao de um moderno instituto de pesquisa, uma realização social do ideal da Razão.
O texto completo de Francis Bacon, Nova Atlântida (1626)
Toda utopia é, de facto, uma expressão, na linguagem das instituições sociais, da concepção do próprio criador da Razão.
Uma série de escritores cristãos expressaram sua visão da ética cristã em oposição à Igreja de seu tempo, na forma de utopias cristãs.Estes incluem Antangil de "IDM" (1616), Cristianópolis de Johann Valentin Andrae (1619), e o sexo Novae Solymae libri de Samuel Gott (1648).
O Digger , Gerrard Winstanley descritos em detalhe um igualitária utopia em que um Parlamento eleito por sufrágio universal decide a lei, ea lei é imposta por pagar funcionários do Estado, todos devem trabalhar e igualitarismo é rigorosamente aplicada.
O texto completo das Gerrard Winstanley A Lei da Liberdade (1652)
James Harrington 's Riqueza-comum de Oceana (1656) foi baseada em universal de propriedade da terra e era uma república militante dedicado a espalhar seu sistema democrático para o resto do mundo. Visão de Harrington bem-intencionado quase o levou à prisão e Cromwell proibiram.
O texto completo de James Harrington Oceana (1656)
Com a aproximação da Revolução Francesa, obras como Gabriel de Foigny de Terre australe conue (1676) demonstrou as virtudes da liberdade. François Fénelon Télémaque (1699) exaltou a vida simples, um pouco no espírito de Jean-Jacques Rousseau estado de natureza , antes a propriedade privada introduziu desigualdade e ganância para a vida humana. L'an 2440 por Louis-Sébastien Mercier (1770) antecipou o revolucionário idéias da Revolução que se aproxima.
Comte Claude Henri Saint-Simon 's (1760-1825) Cartas de um habitante de Genebra a seus contemporâneos (1803) propõe que os matemáticos e cientistas mais eminentes ser atribuída a responsabilidade para o governo.
Charles Fourier visão de utopia é baseado na supressão absoluta do individualismo em favor de um coletivismo que tudo permeia. Fourier foi provavelmente responsável por mais projetos utópicos destinadas a implementar suas idéias do que qualquer outro escritor. Veja o Charles Fourier Arquivo .
A Revolução Francesa
Há um sentido forte em que a Revolução Francesa foi uma experiência utópica. O decreto que estabelece o Calendário Republicano , começando como Pol Pot de Year Zero e dividir o dia em 10 horas, 1000 minutos, 100.000 segundo etc, dá um sabor desta utopia. Jean-Jacques Rousseau doDiscurso sobre a origem da desigualdade entre Homens e O Contrato Social (1762), desde os princípios da razão em que a Constituição poderia ser fundada. O terror que foi o resultado de um projeto tão utópico foi tomada por muitos pensadores (Hegel, por exemplo, naFenomenologia do Espírito ) como uma advertência contra todas as formas de utopia. Observações semelhantes foram feitas sobre a Revolução Russa, mas que seria mais certo dizer que utopismo é um elemento de cada mudança social progressista e cada revolução.
GA Ellis New Britain (1820) e Étienne Cabet do Voyage en Icarie (1840) expressa a visão das comunidades seculares experimentais nos Estados Unidos.
Utopia como Sátira
Da mesma forma, as repúblicas imaginárias foram utilizados para a finalidade de fazer um ponto político em um caminho de volta com a mão. Jonathan Swift escreveu As Viagens de Gulliver (1726) satirizando a incompetência, hipocrisia e ganância da elite de sua época.
Sir Edward Bulwer-Lytton (1803-1873), um membro da elite dominante na Inglaterra vitoriana e um alto funcionário colonial, escreveu A Raça Futura (1871) como uma paródia satírica do movimento americano utópico. Samuel Butler (1835-1902) escreveu o futurista Erewhon (1872), em resposta, satirizando as injustiças da Inglaterra vitoriana, descrevendo uma sociedade em que todas as leis, prejuduces morais e concepções de ciência são transformadas em seu oposto.
O texto completo de Edward Bulwer É A Raça Futura (1871).
O texto completo de Samuel Butler Erewhon (1872).
Socialista Utopias
Notícias de Lugar Nenhum , fala de uma sociedade que tem em algum sentido revertido para uma agricultura e artesanato. O interesse especial da história de Morris é que ele estabelece um cenário para a luta de classes em que as quebras de classe trabalhadora de "socialismo de Estado" ea concepção social-democrata de um "programa mínimo" de reformas graduais e um "programa de maxiumum" consignado para um futuro indefinido. News from Nowhere, oferece uma solução para atingir a democracia dos trabalhadores genuína.
O texto completo das Notícias de Lugar Nenhum , William Morris (1890).
Edward Bellamy fala de uma van Winkle Rip que acorda no ano de 2000 para descobrir que o socialismo foi establised.Descrição Bellamy da sociedade socialista é provavelmente a expressão mais desenvolvida da visão social-democrata de progresso social. Por meio do dispositivo futurista Bellamy não apresenta uma república isolado para a imaginação, mas um mundo industrial moderno, que foi transformado pela cooperação socialista.
Olhando para trás, 2000-1887 , Edward Bellamy (1888).
No século 20, HG Wells estendeu a idéia utópica através do novo meio de ficção científica.
Uma Utopia Moderna (1905) não só apresenta as virtudes do socialismo, mas é uma reflexão sobre a tradição do socialismo utópico.
Texto completo do A Utopia Moderna , de HG Wells (1905)
Escrita utópico também tem sido utilizada para promover outras visões emancipatórias, tais como feminismo.
Veja Herland , Charlotte Perkins Gilman Stetson (1935)
Socialistas utópicos Experimentos
Robert Owen (1771-1851) começou a colocar em prática as idéias utópicas pela construção de um município modelo chamado New Lanark baseado em suas próprias fábricas. Owen convenceu um grupo no caminho para a América a abandonar sua jornada e chegar a trabalhar em sua fábrica de vez. Os arredores, os salários e as condições e formação previstos para as crianças foi mais de um século à frente de seu tempo. (New Lanark é preservado como um local turístico.)
Uma Nova Visão da Sociedade , Robert Owen (1816)
New Harmony Robert Owen, fundada em os EUA em 1825 era uma cooperativa, em vez de sociedade comunista, patrocinou o primeiro jardim de infância, a escola primeiro comércio, a primeira biblioteca livre, eo primeiro suportada pela comunidade da escola pública em os EUA. Engels descreveu Salão Harmonia nos jornais Chartist em 1844:
Entre 1841 e 1859, cerca de 28 colônias foram estabelecidas nos Estados Unidos, por seguidores de Charles Fourier ( Le nouveau monde industriel , 1829).
Os icarianos, seguidores de Étienne Cabet , estabelecida malfadadas comunidades em Illinois, Missouri, Iowa, e na Califórnia. Após a Guerra Civil Americana o entusiasmo por seculares experimentos utópicos diminuiu.
"Nova Austrália" foi criado na década de 1890, quando 500 australianos socialistas liderados por William Lane foi para a selva paraguaia para fundar uma comunidade baseada em princípios socialistas, e seus descendentes vivem no Paraguai para este dia.
Ver o relatório desta experiência por William irmão Lane, Ernest Lane: A Experiência Cosme .
Ver o relatório desta experiência por William irmão Lane, Ernest Lane: A Experiência Cosme .
Havia outras tais assentamentos na década de 1890, inspirados por Laurence Gronlund É A Cooperativa Commonwealth (1884) e Bellamyolhar para trás , mas com a rápida expansão da Segunda Internacional em 1880, utopia deu lugar à política, o socialismo social-democrata.
Utópicas comunidades religiosas continuam a este dia, normalmente de curta duração, invariavelmente, centrada em torno de uma personalidade forte e seus discípulos, declinando após sua morte.
Twentieth Century Comunas
A Grande Depressão (1930-1939) colocou milhões de trabalhadores para a sucata. Muitos se tornaram vagabundos itinerantes, outros voltaram para o crime insignificante, mas muitos aproveitaram a oportunidade para construir uma alternativa. Na Austrália e em outros países onde a terra estava disponível, centenas de comunas foram criadas, com base nos ideais comunistas e uma economia de subsistência. Apesar de conflitos de personalidade entre os seus líderes, muitas vezes de cabeça forte, muitos foram bem sucedidos. A polícia quebrou-se aqueles que não pode ser esmagado economicamente, e do início da Segunda Guerra Mundial trouxe o movimento ao fim.
Durante os anos 1960 e 70, comunas Hippy ("comunidades intencionais") foram criados em muitas partes do mundo. A maioria delas não eram graves experiências sociais e, mais foi vítima de conflitos de personalidade ou dependência exagerada em um indivíduo, mas alguns foram bem sucedidos e sobreviver em boa saúde até hoje. A geração mais jovem, educado nos " novos movimentos sociais "foi criado com técnicas sofisticadas para a resolução de conflito e consenso de tomada de decisão e trabalho bem.
Mais "comunidades intencionais" na existência hoje são baseados em variações de Pierre-Joseph Proudhon a economia política, variando de pouco mais do que aldeias fechadas para LETS (regimes de comércio local de emprego) escambo sistemas de trabalhador-cooperativas como Mondragon. A principal diferença entre esses projetos e comunismo, é que elas pressupõem um "opting-out" dos problemas da sociedade moderna, ao invés de qualquer tentativa de desafiar o poder do capitalismo multinacional. No entanto, aqueles que são bem sucedidos continuar a proporcionar uma contra-exemplo para a sociedade capitalista.
Distopia
O oposto de "Utopia" é "Dystopia" (como em "disfunção"). Visões distópicas são usados para emitir alertas sobre os perigos da sociedade ou para demonstrar o absurdo da ideologia dominante do dia, seguindo a idéia até a sua "conclusão lógica".
HG Wells " Máquina do Tempo (1895) alertou para os perigos da crescente desigualdade e demonstrou os perigos da sociedade de classes, projetando as divisões de classe para a frente a seu limite.
Romances distópicos apareceu ao longo do século XX. Entre estes estão o tacão de ferro (1907) por Jack London,Meu (1924) e Nós (1925) por Yevgeny Zamyatin, Brave New World (1932) de Aldous Huxley, e Nineteen Eighty-Four (1949), de George Orwell. O conceito de distopia é um tema freqüente de filmes como Matrix , Mad Max , etc
Diz-se que hoje as pessoas acham mais fácil imaginar um desastre global que qualquer melhoria real das condições sociais, muito menos utopia. Então, Dystopia é uma arma eficaz ideológica, enquanto a desconfiança pós-moderna de progresso torna Utopias convincente para a maioria das pessoas em sociedades capitalistas modernas. Isto não foi sempre o caso, no entanto, e visões utópicas foram alavancas poderosas para a ação no passado.
Veja Ernst Bloch Arquivo
Veja Utopia mínima: Dez Teses , Normas Geras (2000)
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