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terça-feira, 12 de maio de 2015

Theodor W. Adorno

Publicado pela primeira vez Mon 05 de maio de 2003; revisão de fundo Mon 10 de outubro de 2011
Theodor W. Adorno foi um dos mais importantes filósofos e críticos sociais na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Embora menos conhecido entre os filósofos anglófonos do que seu contemporâneo Hans-Georg Gadamer, Adorno tinha ainda maior influência sobre os estudiosos e intelectuais na Alemanha pós-guerra. Na década de 1960 ele era o adversário mais proeminente à filosofia de ambos Sir Karl Popper da ciência e da filosofia da existência de Martin Heidegger.Jürgen Habermas, filósofo social mais importante da Alemanha depois de 1970, foi aluno e assistente de Adorno. O escopo de influência de Adorno decorre do caráter interdisciplinar de sua pesquisa e da Escola de Frankfurt a que pertencia. Também decorre do rigor com que ele examinou tradições filosóficas ocidentais, especialmente a partir de Kant em diante, ea radicalidade de sua crítica da sociedade ocidental contemporânea. Ele era um filósofo social seminal e um dos principais membros da primeira geração da Teoria Crítica.
Traduções não confiáveis ​​dificultou a recepção inicial da obra publicada de Adorno em países de língua inglesa. Desde os anos 1990, no entanto, melhores traduções apareceram, juntamente com palestras recém-traduzido e outras obras póstumas que ainda estão sendo publicados. Estes materiais não só facilitar a avaliação emergente de seu trabalho na ética e epistemologia, mas também fortalecer uma recepção já avançada de seu trabalho em estética e teoria cultural.

1. Esboço Biográfico

Nascido em 11 de setembro de 1903 como Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno viveu em Frankfurt am Main para as três primeiras décadas de sua vida e os dois últimos (Müller-Doohm de 2005, Claussen 2008). Ele era o único filho de um rico comerciante de vinho alemão de origem judaica assimilada e um músico de ascendência católica corso. Adorno estudou filosofia com a composição neo-kantiana Hans Cornelius e música com Alban Berg. Ele completou a suaHabilitationsschrift na estética de Kierkegaard em 1931, sob a supervisão do cristão socialista Paul Tillich. Depois de apenas dois anos como professor universitário ( Privatdozent ), ele foi expulso pelos nazistas, juntamente com outros professores da herança judaica ou na esquerda política. Alguns anos mais tarde, ele virou o sobrenome de seu pai em um meio inicial e adoptou "Adorno," o sobrenome materno pelo qual ele é mais conhecido.
Adorno deixou a Alemanha, na primavera de 1934. Durante a era nazista, ele residiu em Oxford, New York City, e no sul da Califórnia. Lá, ele escreveu vários livros para que mais tarde se tornou famoso, incluindo Dialética do Esclarecimento (com Max Horkheimer), Filosofia da Nova Música , a personalidade autoritária (um projeto colaborativo), e Minima Moralia . A partir desses anos vêm suas críticas provocativas da cultura de massa e da indústria cultural. Retornando a Frankfurt em 1949 para ocupar uma posição no departamento de filosofia, Adorno rapidamente se estabeleceu como um líder intelectual alemão e uma figura central no Instituto de Pesquisa Social. Fundado como um centro de free-standing para bolsa de estudos marxista em 1923, o Instituto tinha sido liderada por Max Horkheimer desde 1930. Ele forneceu o hub para o que veio a ser conhecido como a Escola de Frankfurt. Adorno tornou-se diretor do Instituto em 1958. A partir da década de 1950 haste In Search of Wagner , ideologia-crítica do compositor favorito dos nazistas de Adorno; Prismas , um conjunto de estudos sociais e culturais; Contra Epistemologia , uma crítica antifoundationalist da fenomenologia de Husserl; eo primeiro volume de notas à literatura , uma coleção de ensaios em crítica literária.
Conflitos e consolidação marcou a última década da vida de Adorno. A figura de destaque na "disputa positivismo" na sociologia alemã, Adorno foi um jogador-chave nos debates sobre a reestruturação universidades alemãs e um pára-raios para ambos os ativistas estudantis e seus críticos de direita. Essas controvérsias não o impediu de publicar numerosos volumes de crítica de música, mais dois volumes de notas à literatura , livros sobre Hegel e sobre filosofia existencial e ensaios reunidos na sociologia e na estética. Dialética Negativa , magnum opus de Adorno sobre epistemologia e metafísica, apareceu em 1966. Teoria Estética , os outros opus magnum no qual ele havia trabalhado durante toda a década de 1960, apareceu postumamente em 1970. Ele morreu de um ataque cardíaco em 06 de agosto de 1969, um mês antes de seu sexagésimo sexto aniversário.

2. Dialética do Esclarecimento

Muito antes de "pós-modernismo" tornou-se moda, Adorno e Horkheimer escreveu uma das mais críticas de pesquisa da modernidade ter surgido entre os intelectuais europeus progressistas.Dialética do Esclarecimento é um produto de seu exílio em tempo de guerra. Ele apareceu pela primeira vez como um mimeógrafo intitulado Philosophical Fragments em 1944. Este título tornou-se a legenda quando o livro foi publicado em 1947. Seu livro abre com uma avaliação sombria do Ocidente moderno: "Enlightenment, entendida no sentido mais amplo como o avanço do pensamento , sempre destinada a libertar os seres humanos do medo e instalá-los como mestres. Mas a terra totalmente iluminada irradia sob o signo da triunfante desastre "(DE 1, tradução modificada). Como pode ser isso, os autores perguntar. Como pode o progresso da ciência moderna e da medicina e indústria promessa de libertar as pessoas da ignorância, doença e brutal, o trabalho de entorpecimento mental, mas ajudar a criar um mundo onde as pessoas de boa vontade engolir ideologia fascista, conscientemente praticar genocídio deliberado, e energicamente desenvolver armas letais de destruição em massa? A razão, eles respondem, tornou-se irracional.
Apesar de citar Francis Bacon como um porta-voz do líder por uma razão instrumentalizada que se torna irracional, Horkheimer e Adorno não acho que a ciência moderna e cientificismo são os únicos culpados. A tendência do progresso racional para se tornar regressão irracional surge muito antes. Na verdade, eles citam ambas as escrituras hebraicas e filósofos gregos como contribuindo para regressivas tendências. Se Horkheimer e Adorno estão certos, então uma crítica da modernidade deve ser também uma crítica da pré-modernidade, e uma virada para o pós-moderno não pode ser simplesmente um retorno ao pré-moderno. Caso contrário, as falhas da modernidade vai continuar em uma nova roupagem em condições contemporâneas. A sociedade como um todo precisa ser transformado.
Horkheimer e Adorno acredita que a sociedade ea cultura formam uma totalidade histórica, de modo que a busca da liberdade na sociedade é inseparável da busca da iluminação na cultura (DE xvi). Há um outro lado disso: a falta ou perda de liberdade na sociedade-nas estruturas políticas, económicas e jurídicas em que vivemos-sinais de uma falha concomitante na filosofia do Iluminismo-in cultural, as artes, religião e similares . Os campos de extermínio nazistas não são uma aberração, nem são filmes de estúdio estúpidos entretenimento inocente. Ambos indicam que algo fundamental deu errado no Ocidente moderno.
De acordo com Horkheimer e Adorno, a fonte de desastres de hoje é um padrão de dominação cega, dominação em um triplo sentido: a dominação da natureza pelos seres humanos, a dominação da natureza dentro dos seres humanos, e, em ambas as formas de dominação, a dominação de alguns seres humanos por outros. O que motiva tal dominação triplo é um medo irracional do desconhecido: "Os seres humanos acreditam-se livre do medo quando há alguma coisa não está mais desconhecido. Isso determinou que o caminho de demitização .... A iluminação é medo mítico radicalizada "(DE 11). Em uma sociedade sem liberdade cuja cultura prossegue chamado progresso, não importa o que o custo, o que é "outro", sejam eles humanos ou não-humanos, fica posta de lado, explorado, ou destruídos. Os meios de destruição pode ser mais sofisticada no Ocidente moderno, ea exploração pode ser menos directo do que a escravidão pura e simples, mas cego, dominação dirigida pelo medo continua, com cada vez maiores conseqüências globais. O motor de todos os consumidores de condução deste processo é uma economia capitalista em constante expansão, alimentado pela investigação científica e as mais recentes tecnologias.
Ao contrário de algumas interpretações, Horkheimer e Adorno não rejeitam o Iluminismo do século XVIII. Nem fornecem uma "metanarrativa" negativo do declínio histórico universal. Em vez disso, através de uma combinação altamente incomum de argumento filosófico, reflexão sociológica, e comentário literária e cultural, eles constroem uma "dupla perspectiva" no Ocidente moderno como uma formação histórica (Jarvis 1998, 23). Eles resumem esta dupla perspectiva em duas teses interligados: "Mito já está a iluminação, iluminação e reverte à mitologia" (DE xviii). A primeira tese lhes permite sugerir que, apesar de ser declarado mítico e ultrapassada pelas forças da secularização, rituais mais antigos, religiões, filosofias e pode ter contribuído para o processo de iluminação e ainda pode ter algo de valor para contribuir. A segunda tese lhes permite expor tendências ideológicas e destrutivas dentro das forças modernas de secularização, mas sem negar ou que essas forças são progressivas e esclarecedora ou que as concepções mais velhos que eram eles mesmos deslocam ideológica e destrutiva.
Um erro fundamental em muitas interpretações da Dialética do Esclarecimento ocorre quando os leitores tomar tais teses ser definições teóricas de categorias imutáveis ​​em vez de juízos críticos sobre tendências históricas. Os autores não estão dizendo que o mito é "por natureza" uma força de iluminação. Nem eles estão reivindicando que a iluminação "inevitavelmente" reverte a mitologia. Na verdade, o que eles acham realmente mítico tanto mito e da iluminação é o pensamento de que a mudança fundamental é impossível. Essa resistência à mudança caracteriza os dois mitos antigos do destino e devoção moderna para os fatos.
Assim, na construção de uma "dialética do esclarecimento", os autores visam, simultaneamente, a realização de um esclarecimento dialética do esclarecimento e não ao contrário de HegelFenomenologia do Espírito . Dois conceitos hegelianos ancorar este projeto, ou seja, negação determinada e conceptual auto-reflexão. "Negação determinada" ( bestimmte Negação ) indica que a crítica imanente é o caminho para arrancar a verdade da ideologia. A iluminação dialética do esclarecimento "revela cada imagem como script. Ela nos ensina a ler a partir de [a imagem de] apresenta a admissão de falsidade que anula o seu poder e entregá-la sobre a verdade "(DE 18).Além e através de tal negação determinada, uma iluminação dialética do esclarecimento também lembra a origem eo objetivo do próprio pensamento. Essa lembrança é o trabalho do conceito como a auto-reflexão do pensamento ( als der Begriff Selbstbesinnung des Denkens , DE 32).Conceptual auto-reflexão revela que o pensamento surge a partir das necessidades e desejos muito corporais que são esquecidas quando o pensamento se torna um mero instrumento de auto-preservação humano. Ela também revela que o objetivo do pensamento é não continuar a dominação cega da natureza e seres humanos, mas para apontar em direção à reconciliação.Adorno trabalha fora os detalhes desta concepção em suas palestras subsequentes sobre Kant (KC), ética (PMP), e da metafísica (MCP) e em seus livros sobre Husserl (AE), Hegel (H), e Heidegger (JA). Sua declaração mais abrangente ocorre em Dialética negativa , que é discutido mais tarde.

Stanford Encyclopedia of Philosophy

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