Translate

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

TV Boitempo: neoliberalismo na era de Trump e Bolsonaro

A nova fase do neoliberalismo pós-crise de 2008 interpretada por dois estudiosos de peso sobre o tema no mundo hoje, Christian Laval e Gérard Duménil, em cinco vídeo-aulas.


A TV Boitempo acaba reunir um par de cursos sobre como pensar o aprofundamento de políticas neoliberais pós-crise de 2008. Ministrados respectivamente pelo sociólogo Christian Laval e pelo economista Gérard Duménil, os mini-cursos traçam interpretações que partem de pressupostos diversos mas que ofereçem ferramentas importantes para pensar os desafios e impasses da teoria e prática emancipatórias na contemporaneidade.

Clique aqui para se inscrever na TV Boitempo!


Antes dos cursos, vale a pena conferir este pequeno comentário (legendado) de Christian Laval, gravado durante uma visita do autor à sede da Boitempo em São Paulo. Nele, o sociólogo francês reflete sobre as relações entre neoliberalismo e a ascensão de paixões políticas fascistas no Brasil hoje. Para ele, estamos adentrando um momento hiperautoritário do neoliberalismo, marcado por uma dialética perversa em que o neoliberalismo conseguiu capturar e explorar todas as formas de reação e de ressentimento que esse mesmo neoliberalismo suscitou.
O depoimento foi colhido em setembro de 2018 por Artur Renzo, coordenador da TV Boitempo. A tradução do vídeo é de Mariana Echalar, que também traduziu as obras de Laval e Dardot no Brasil.

Neoliberalismo pós-crise: o recrudescimento das políticas neoliberais no mundo
Com Gérard Duménil

Duménil é francês mas fala português quase fluentemente e optou por ministrar suas aulas em nossa língua! Autor, em conjunto com Dominique Levy, de A crise do neoliberalismo, ele traz uma interpretação da conjuntura contemporânea que aponta a necessidade de rever determinadas teses marxianas, implicando extensas consequências políticas. Para ele, a análise da história apresentada por Marx há mais de um século e meio exige uma revisão profunda sobre um ponto crucial: a dinâmica das relações de produção contemporâneas não traça o caminho esperado em direção a uma sociedade sem classes, mas a transição para um novo modo de produção, um “gerencialismo” onde a classe dominante é a aquela dos quadros gerenciais. Há um hibridismo das relações de produção. Promovido pelo Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, o curso foi realizado em outubro de 2018 na FFLCH-USP, em São Paulo.


Do neoliberalismo ao Comum
Com Christian Laval

Já o sociólogo Christian Laval desenvolve um interessante diagnóstico daquilo que ele denomina o “momento hiperautoritário” do neoliberalismo. Para preparar o terreno, ele dedica suas duas primeiras aulas a fazer uma apresentação didática do par de livros que ele escreveu com Pierre Dardot: A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberalComum: ensaio sobre a revolução no século XXI. No primeiro, os autores colocam Foucault e Weber em diálogo com Marx para desenvolver uma concepção bastante original do que seria o neoliberalismo: fundamentalmente, uma forma de racionalidade. No segundo, eles fazem uma arqueologia da teoria e prática do comum para buscar traçar apontamentos sobre de que maneira a superação da “jaula de aço” da racionalidade neoliberal poderia se dar. A série de aulas foi dada no contexto do “II Ciclo de debates: desigualdades no contexto econômico brasileiro”, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos, pela Unisinos e pelo Jesuítas Brasil.

Gostou?

Não deixe de se inscrever no canal da Boitempo no YouTube e receba atualizações semanais de aulas, debates, conferências, entrevistas, booktrailers, e outros conteúdos ligados à maior editora do pensamento crítico em língua portuguesa! Lá você encontrará, por exemplo, vídeos de outros cursos organizados pela Boitempo, com aulas magistrais de nomes como Chico de Oliveira, Michael Löwy, Alysson Mascaro, entre outros… Coordenada por Artur Renzo, com assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo é o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro!

Outros cursos da TV Boitempo

  • A teoria da revolução: Marx, Lênin, Bakunin e Rosa, com Mauro Iasi, Augusto Buonicore, Isabel Loureiro e Acácio Augusto
  • Feminismo e democracia, com Flávia Biroli
  • Entendendo o precariado, com Ruy Braga
  • Fascismo no século XXI, com Vladimir Safatle, Christian Dunker, Ruy Braga, Ricardo Antunes, Christian Laval e Esther Solano.
  • Curso de introdução à obra de Pachukanis, com Alysson Mascaro
  • Curso Livre sobre O capital, de Marx, com Jorge Grespan, Marcelo Carcanholo, Leda Paulani e Eleutério Prado
  • Sociologia marxista da religião, com Michael Löwy
  • Introdução à vida e obra de Michael Löwy, com Fabio Mascaro Querido
  • Sartre: direito e política, com Silvio Almeida
  • Curso Livre György Lukács, com Celso Frederico, Antonio Carlos Mazzeo, José Paulo Netto, Ester Vaismann, Arlenice Almeida da Silva, Antonio Rago, Ronaldo Fortes, Maria Angélica Borges, entre outros.
  • Curso Livre Marx-Engels: a criação destruidora, com José Paulo Netto, Ruy Braga, Jorge Grespan, Mario Duayer, Alysson Mascaro, Antonio Rago, Osvaldo Coggiola e Ricardo Antunes (3 edições)
  • Entre outros…

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.