Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Partido Comunista do México (PCM)
No México não há qualquer mudança, não te deixes enganar; enquanto o capitalismo continuar, a situação será a mesma para nós: exploração, desemprego, fome, miséria, morte, ao mesmo tempo que a burguesia e os seus monopólios continuarão a acumular riqueza, aumentando as suas fortunas à custa de nossa vida e do nosso trabalho.

Sem Título (60).jpg

À classe operária,
Trabalhadores e trabalhadoras,
Jovem trabalhador, jovem desempregado,
Mulher trabalhadora,
No México não há qualquer mudança, não te deixes enganar; enquanto o capitalismo continuar, a situação será a mesma para nós: exploração, desemprego, fome, miséria, morte, ao mesmo tempo que a burguesia e os seus monopólios continuarão a acumular riqueza, aumentando as suas fortunas à custa de nossa vida e do nosso trabalho.
É isso o que significa o governo de López Obrador, que se inicia no primeiro dia de dezembro: a continuidade do capitalismo, a continuidade da exploração, a continuidade do poder dos monopólios. Desde que foi governador da cidade do México e nas suas anteriores campanhas (2006 e 2012), nas plataformas políticas que foi apresentando, deixou claro o que procura e, por isso, tem um relacionamento muito sólido com os patrões, com os empresários, com os senhores dos monopólios, isto é, a classe dos capitalistas que domina e governa este país – antes, através do PRI e PAN e, agora, com a cara do MORENA [1]. O que é bom para os capitalistas não é bom para os trabalhadores.
Os interesses dos trabalhadores e os dos burgueses, que López Obrador hoje representa, são antagónicos, irreconciliáveis; mas, para manter o poder, procuram fazer-nos  acreditar que temos interesses comuns, que a “unidade nacional” é o principal. Porém, não é assim, o principal é a luta de classes e para que haja verdadeiras e radicais mudanças neste país, precisamos de derrubar os burgueses, instalando o poder dos trabalhadores, o poder operário. Precisamos de nos organizar e lutar, por isso, é importante esclarecer que no país não há nenhuma mudança, que a luta continua...
Apelamos à luta de classe contra classe, desde o primeiro minuto, contra o governo da nova social-democracia encabeçado por López Obrador e, por essa razão, à nossa mobilização no primeiro de dezembro:
  • Contra o novo Tratado de Livre Comércio promovido por Trump e que Peña Nieto e López Obrador apoiaram. O USMCA [2] beneficia os monopólios do Canadá, EUA e México e prejudica os trabalhadores dos três países.
  • Contra as Zonas Económicas Especiais, que são a desapropriação de terras e territórios, ataques às comunidades indígenas, destruição do meio ambiente, precarização do trabalho.
  • Pelo trabalho com direitos laborais, escala móvel de salários, acordos coletivos, direito à sindicalização e autonomia dos sindicatos. Empregos dignos para a juventude, porque o trabalho é um direito e não é uma esmola nem trabalho desvalorizado para os patrões.
  • O regresso do Exército aos quartéis e o castigo dos responsáveis ​​pelos crimes políticos cometidos no país. Pelo cancelamento da Guarda Nacional e da nova política de segurança nacional, que continua a militarização e a repressão.
  • Pela liberdade dos presos políticos e justiça para os nossos mortos e desaparecidos.
  • Apresentação, com vida, do camarada Enrique López, desaparecido em Tampico, e justiça para os camaradas Raymundo, Samuel e Miguel, assassinados em Guerrero.
Nenhuma ilusão sobre o governo burguês de Obrador, lutemos para mudar a sociedade e construir o novo mundo dos trabalhadores.
Vemo-nos no primeiro de dezembro, às 13:00, no Jardim de San Carlos, no bairro de Tabacalera, na cidade do México, para marchar contra o governo dos capitalistas.
Proletários de todos os países, uni-vos!
A Comissão Política do Comité Central

Notas
[1] PRI: Partido Revolucionário Institucional – PAN: Partido da Ação Nacional – MORENA: Movimento Regeneração Nacional. – [NE]
[2] United States–Mexico–Canada Agreement (USMCA) [Acordo Estados Unidos – México – Canadá]. –  [NE]


Tradução do castelhano de PAT

1 comentário:

cid simoes disse...

Este artigo do PCM, é mais que manhoso, faz crer, afirma mesmo, que este governo não é diferente do anterior. Pobre PCM...

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.