I. A Moral transforma o mundo na medida em que guia o comportamento dos indivíduos.
II. A Prática é anterior à moral e dela separada, somente nos primeiros meses de vida do infante. Rapidamente ele assimila regras do seu comportamento. A partir daí moral e comportamento -prática - unem-se e constituem a consciência.
III. não é a moral que origina a consciência humana, mas é dela parte constituinte. A sua base cerebral localiza-se no córtex e neo-córtex.
IV. Nessa área frontal e nesses comportamentos básicos do indivíduo, com base fisio-social, encontra-se a chave para compreender a importância da moral, ou seja, do comportamento social.
V. Secundarizar a moral, isto é, menorizá-la no estudo materialista da economia e da Ideologia, é um grave erro. Os marxistas não o esqueceram na prática político-económica da construção das experiências revolucionárias ; esquecerem-no na Teoria. Na prática tenderam a impor uma única moralidade, por vezes reprimindo as anteriores e mais antigas e perseguindo coercivamente as as que designaram como "burguesas".
VI. Estúpidas e agressivas perseguições e exclusões se fizeram contra designadas "inclinações pequeno-burguesas". Em nome deste estúpido preconceito moralista e não marxista de modo nenhum se cometeram atos criminosos contra nomeadamente designados "intelectuais" e exclusões no interior de partidos e de Estados que provocaram danos incalculáveis na democracia interna e na imagem externa.
VII. Marx deu bases fundamentais para uma Ética materialista histórica, científica, na qual o método subjetivo-objetivo dialético é essencial, porém não construiu uma moral nem nunca, com toda a probabilidade, desejou que se impusesse uma moral "marxista".
Sem comentários:
Enviar um comentário