Translate

terça-feira, 20 de setembro de 2022

ÉTICA-Prolegómenos

 teses

1. Existem valores universais. Porém, muitos destes valores, senão mesmo todos, estão submetidos ao Valor, essa categoria universal no modo de produção capitalista mercantil, que se refere ao valor-trabalho, ao valor a mais produzido pelo produtor muito acima do valor da sua força de trabalho ; ou ao valor produzido em um período de tempo não pago ; portanto, na esfera da produção (propriedade dos meios de produção e do processo todo da produção desde a conceção à distribuição no mercado) ; portanto, os valores éticos universais no capitalismo estão submetidos ao utilitarismo, à obtenção do lucro, ao individualismo e ao egoísmo. 

2. Por essas condições objetivas básicas (que não formulo completamente aqui) os valores éticos no capitalismo estão subordinados aos modos ou processos de dominação (dominação social, política, ideológica e, por conseguinte, moral). Não é possível estarem desvinculados do processo de produção e distribuição e do processo de dominação.

3. Assim, existem valores universais no capitalismo e valores históricos-locais que se prendem com as religiões, tradições e mitologias locais, etc. Estes últimos podem entrar em contradição com os primeiros (estes normalmente são anteriores e próprios de modos de produção extintos ou completamente dominados). Contudo, quando o modo de produção mercantil capitalista domina absolutamente, como é o caso neste século excetuando pequenas parcelas, as contradições não são antagónicas, são secundárias : assim, no Médio Oriente a contradição entre o capitalismo (exploração, dominação) e a religião mais fundamentalista não é antagonista, embora possa servir de motivação ideológica para a contestação do "modo de vida ocidental".

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.