Translate

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A ideologia do preconceito

Bento Espinosa, porventura o maior filósofo de todos os tempos, em pleno século XVII deu-nos as pistas para analisar a origem e a estrutura do preconceito. Radica na nossa natureza física e social, no interesse e utilidade com que julgamos as coisas pela nossa imaginação (condicionada por factores externos).
Navegar às vezes pelas redes sociais, pelos comentários que o "povo" dedica às notícias online dos jornais e das tvs, relacionados com a possibilidade de um governo de esquerda, é um exercício confrangedor. Se os milhões de eleitores que votaram na coligação de direita PàF "pensarem" todos assim, devo concluir que esta governação de direita despertou e alimentou a "besta" protofascista, ou mesmo fascista, da alma coletiva. Razão têm, portanto, aqueles adeptos ou ex-adeptos do PSD que se autoexcluíram por considerarem que este partido atraiçoou as suas origens e o seu ideário social-democrata.
O neoliberalismo não traduz todo o capitalismo, todo o seu pensamento e doutrina. É a sua parte mais revanchista, reaccionária e hostil para as liberdades políticas e económicas. É o ódio à democracia real, mais do que desconfiança, e o preconceito contra tudo e todos que forem diferentes.
É o "delírio", disse Espinosa.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.