«Em
2011, um jovem de 24 anos propôs uma estratégia no Twitter que alterou
a forma como o futuro presidente dos Estados Unidos comunicava e que
está à vista, oito anos mais tarde
Atualmente, a conta do Twitter de
Donald Trump tem mais de 57 milhões de seguidores, mas o caminho até
aqui não foi fácil. Em 2009, quando surgiu o @realDonaldTrump nesta
rede social, o atual presidente americano quase não utilizava o
computador.
Por detrás da
mudança está Justin McConney que, de 2011 até ao final de 2017, foi o
responsável pelas redes sociais de Donald Trump e foi consultor de
redes sociais e marketing digital da Organização Trump.
Nesse
ano, Justin McConney, que tinha apenas 24 anos, sugeriu uma nova
estratégia para o Twitter, com o envolvimento de Trump em toda a
atividade da conta, assim como no conteúdo dos tweets e das respostas.
Além disso, propôs a abertura de um canal de Youtube.
No
início, Justin McConney, licenciado em cinema, apenas imprimia as
mensagens enviadas a Donald Trump e respondia de acordo com as suas
indicações. Contudo, em março de 2011, durante um almoço numa pizzaria
em Nova Iorque com a ex-governadora do Alasca Sarah Palin, o
envolvimento de Trump no mundo online aumentou.
Isto
porque Justin McConney resolveu gravar um vídeo com Trump a explicar
por que razão comia a pizza com talheres e não à mão. O vídeo foi
transmitido em todos os canais de televisão, o que, para Trump, foi um
feito incrível. “Disse-lhe que ele não precisava de 20 jornalistas,
câmaras ou de profissionais de relações públicas, porque um tweet
garantiria a sua presença nos media”, conta Justin à BBC.
A
partir daí, o envolvimento de Trump nesta rede social aumentou muito,
porque o empresário percebeu que podia chegar a mais pessoas a partir
do Twitter. A qualquer hora do dia, Justin McConney recebia chamadas de
Donald Trump para fazer uma publicação em resposta a alguém que tinha
mencionado o seu nome na televisão.
Mas
também a atração pela conta de Trump tornou-se cada vez maior, porque
os utilizadores sentiam-se mais próximos. “As pessoas ficavam
surpreendidas por verem que um empresário milionário como Trump
comentava os Oscars no Twitter, ou dava a sua opinião sobre o filme “Os
Caça-Fantasmas…Não imaginavam que este tipo de assuntos pudesse
interessá-lo”, explica Justin McConney.»
Via: CONVERSA AVINAGRADA http://bit.ly/38nEHQy
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