Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

ÉTICA- Prolegómenos

 A sociedade comunista não virá por fatalismo ou determinismo teológico. A vertente teológica da Lógica hegeliana não serve. A categoria de "negação da negação", hegeliana mesmo que "invertida", é mais complexa do que alguns julgam e é matéria de discussão ou seja de dúvidas.

  O mundo capitalista contemporâneo pode encontrar várias e contrárias saídas. Elas podem se confrontar ou/e coexistir muito tempo. O aquecimento global, a crise climática, pode eventualmente conduzir as sociedades à extinção ou ao caos e diminuição das riquezas. Se o mundo, ou a Vida tal como hoje vai existindo (e extinguindo-se em muitas espécies) entrar em colapso, ainda assim pode qualquer forma de capitalismo ressurgir ou readaptar-se, ou pode servir de condição para sociedades socialistas nunca vistas.

O que está à vista são as seguintes tendências objetivas, nas quais umas são mais prováveis que outras a médio prazo (de uma ou duas gerações) :

1. A constituição efetiva de uma ordem mundial bipolar : o chamado "ocidente" capitaneado pelos EUA e o mundo euroasiático capitaneado pela China e Rússia. A guerra entre estas duas possibilidades ou caminhos já começou. Irá prolongar-se e endurecer por muito tempo?

2. Soluções reformistas que permitiriam recompor a base produtiva do capitalismo, actualmente em crise sistémica. Reformas aplicáveis em alguns países como já foi possível no pós-guerra do século passado. Toda a literatura política que quer conservar o capitalismo move-se nesse sentido, nas várias nuances das sociais-democracias e/ou neo-keynesianas.

   Estas são as duas tendências mais objetivas e prováveis. Economicamente no sentido estrito não se contradizem (a economia russa é capitalista e a China é um Estado Social que regula o capitalismo por enquanto) ; na realidade contrariam-se porque os EUA não querem perder a hegemonia financeira.

  A solução socialista é outra possibilidade. De resto é real nos casos da China, Vietnam, Cuba, etc. Porém, a classificação de Socialismo não obedece a nenhum dogma e a nenhuma utopia que se reporte a Marx. O Socialismo não é necessariamente (sublinhado!) a ante-câmara do Comunismo e esta sociedade não foi descrita por Marx. Isto é : o Socialismo deve ser a primeira fase da sociedade comunista, contudo dispomos de poucos elementos científicos legados por Marx para definir em detalhe o que deve ser. Por ventura, não é absurdo admitir que Marx considerasse a China uma economia (sociedade em várias vertentes sociais e políticas) com elementos socialistas ou socializantes (o elemento da planificação centralizada sem ser demasiado burocrático-estatal é referido claramente por Marx).

  É possível, mesmo provável, que o exemplo do sucesso da China e com a sua ajuda frutifique noutras paragens. Não idêntico, porque a China tem um historial. Julgo realmente com franqueza que a via chinesa é o socialismo real por estes anos adiante do século vinte e um. Isto é : planificação económico.social, mercado, coexistência não dominante da economia capitalista, existência portanto (como é de fato atualmente) de indivíduos muito ricos, porém eliminação do pauperismo absoluto e relativo, salários e rendimentos que acompanhem a produtividade, amplos direitos laborais, tecnologia privada ou apoiada pelo Estado mas libertada no plano da investigação de burocracias e regulada, democracia instituída sob a forma de autonomias em todos os escalões geográficos e das comunidades locais. Democracias Avançadas que não parem de avançar. Regimes ditos socialistas (não nego que hajam sido) com economias completamente coletivizadas não as vejo como tendência e possibilidade e não as aprovo se copiassem modelos derrotados. Não se trata de defender a liberdade de exploração do homem pelo homem ; trata-se de julgar esse modelo irrealista e ineficiente e que resultará em ditaduras de burocratas e comissários. Temos de esperar grandes progressos na transformação dos comportamentos humanos ; se os queremos, temos de os criar. Compõem um horizonte. Neste século dificilmente avançaremos mais que os tipos de socialismo que referi. Aliás, compatíveis com o pensamento de Marx e Engels.


Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.