Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Odiario
As movimentações de China e Rússia após a reforma do FMI: acelerar a desdolarização
Alberto Cruz
:: Outros autores :: 11.Jan.16
A correlação de forças no plano da economia mundial continua a alterar-se em desfavor dos EUA e da UE. Os EUA tudo têm feito para que essa alteração não se reflicta em instituições internacionais que têm funcionando como instrumentos da sua dominação, nomeadamente o FMI. Mas outras potências económicas estão a caminho de não apenas prescindir do FMI, mas de prescindir do dólar como moeda de intercâmbio comercial e de crédito.
Odiario
O exército iraquiano confisca armas israelitas em Al-Anbar
resumenlatinoamericano
:: Outros autores :: 09.Jan.16
É já absolutamente indesmentível o apoio do imperialismo e dos seus instrumentos regionais no Médio-Oriente aos grupos terroristas que aí actuam. E nem a denúncia internacional da extrema barbárie dos crimes cometidos por esses bandos poderia reverter essa situação. A barbárie faz parte da própria essência do imperialismo.
Odiario
“Almagro está a trabalhar com os EUA contra a Venezuela, ninguém sabe o que estão a planear, mas tentam criar uma conflagração violenta”
A análise de James Petras em CX36, 2ª feira 4 de Janeiro de 2016
CX36
:: Outros autores :: 08.Jan.16
Uma interessante análise que passa pela situação na Venezuela, Argentina e Médio-Oriente, e também pela situação interna dos EUA, onde a Polícia Federal persegue os imigrantes indocumentados com a violência e o arbítrio de uma polícia secreta.
Odiario
Argentina balança entre a crise de governabilidade e a ditadura mafiosa
Jorge Beinstein
:: Outros autores :: 07.Jan.16
«Encontramo-nos nos primeiros passos de uma aventura de trajectória incerta. Não se trata de um produto do acaso mas do resultado de um prolongado processo de maturação (degeneração) das elites dominantes da Argentina convertidas em matilhas predadoras coincidentes com o fenómeno global de financeirização e decadência.»
Odiario
Petardos de fim de ano
Manlio Dinucci
:: Outros autores :: 06.Jan.16
Não é acidental a publicação agora de uma lista de alvos a atingir com bombas nucleares elaborada pelo Pentágono em 1956, que previa a destruição de cidades e outras localidades na URSS, China e Europa. Os protagonistas não são os mesmos. Mas a criminosa e demencial vontade do imperialismo norte-americano de dominar o mundo, ainda que à custa de um apocalipse nuclear, mantém-se.
Odiario
Líder da Al Nusra: “Não existe uma oposição armada moderada na Síria”
resumenlatinoamericano
:: Outros autores :: 05.Jan.16
É um dos grupos terroristas que actuam na Síria, Al Nusra, quem desmente a propaganda “ocidental” sobre a “oposição moderada armada” nesse país. Os dirigentes imperialistas - como Cameron - sabem que estão a mentir quando afirmam a existência de tal ficção. Mas mentem para justificar o apoio financeiro, logístico, militar e político que dão a grupos terroristas.
Odiario
A contra utopia de Huxley e o seu pessimismo
Miguel Urbano Rodrigues
:: Colaboradores :: 04.Jan.16
“Admirável mundo novo” será talvez a mais conhecida obra de Aldous Huxley. Nela descreve uma sociedade contra-utópica, esvaziada de verdadeira humanidade. A burguesia tentou interpretá-la como uma expressão de anticomunismo, opinião que Huxley nunca confirmou. O seu pessimismo é de outra ordem. E é o imperialismo, nas suas diferentes formas de dominação actuais e na sua agressividade global, aquilo que a ficção huxleyana pareceu antecipar.
Odiario
Documento
Mensagem de fim de ano das FARC-EP
Em 2016 abriremos a porta à Nova Colômbia
Secretariado do Estado-Maior Central das FARC-EP
:: Outros autores :: 02.Jan.16

Odiario
O jornal Haaretz revela como o contribuinte estado-unidense financia os colonatos e o terrorismo israelense
jornal Haaretz
:: Outros autores :: 01.Jan.16
O imperialismo e o sionismo são unha com carne. A política da Casa Branca em relação aos colonatos israelitas em território palestino ocupado é de uma hipocrisia repugnante. Proclama que não apoia os estabelecimentos para além das “fronteiras de 1967”, e que “a administração Obama nunca defendeu nem apoiou nenhuma actividade relacionada com os colonatos. Não apoia nenhuma actividade destinada a legitimá-los”. Mas a realidade é que os EUA apoiam tacitamente, através das isenções fiscais, o crescimento dos colonatos judeus na Cisjordânia.
Odiario
Nos 90 anos de Carlos Paredes (1925-2015)*
Fausto Neves
:: Outros autores :: 31.Dez.15
Carlos Paredes abarca toda uma tradição guitarrística familiar e coimbrã, da qual se eleva e destaca no convívio lisboeta, no estudo organológico do seu instrumento, na sua cultura musical, na visão marxista do Mundo.
Odiario
Documento
Antigo Secretário da Defesa adverte que os EUA enveredam na direcção de um apocalipse nuclear
sputniknews
:: Outros autores :: 30.Dez.15
Odiario
Os EUA têm mais de 200 mil militares destacados em todo o mundo Uma informação que é útil refrescar com regularidade. Com a reserva de que se trata de uma notícia que tem como fonte dados do Departamento de Defesa dos EUA, dados que não serão decerto os mais fiáveis. Se o imperialismo norte-americano se encontra em estado de guerra não declarada com o mundo inteiro, porque haveria de prestar informações exactas sobre a localização e a dimensão dos seus efectivos?
Odiario
EUA são os maiores vendedores de armas*
Carlos Lopes Pereira
:: Colaboradores :: 28.Dez.15
Quando Eisenhower, no discurso de despedida da presidência dos EUA, utilizou a expressão “complexo militar-industrial” sabia bem do que estava a falar no seu país. O que provavelmente não sonharia é que, mais de cinquenta anos passados, o poder desse monstro estaria exponencialmente ampliado, acompanhando a escala global da agressão imperialista, permanente e em todo o lado.
Odiario
Eleições em Espanha: mais as vozes que as nozes
Marcos Roitman Rosenmann
:: Outros autores :: 27.Dez.15
Este artigo foi escrito logo a seguir às eleições espanholas de domingo passado. Não poderia constituir, assim, o balanço aprofundado desse processo eleitoral, e muito menos das incertas perspectivas abertas pelos seus resultados, que provavelmente tardarão bastante tempo ainda a clarificar. Mas identifica mistificações e manipulações que têm importante significado, como a promoção mediática de uma falso bipartidismo transformado em quadripartidismo, forma de gerar alternativas ilusórias e de assegurar a continuidade do sistema.
Odiario
Sykes-Picot no Século XXI*
Jorge Cadima
:: Outros autores :: 26.Dez.15
Há um século o imperialismo redesenhou as fronteiras do Médio-Oriente de acordo com os objectivos da sua dominação e as possibilidades então existentes. E hoje mantém a mesma intenção, destruindo Estados, sociedades, povos e culturas. Semeando o caos, com o mais implacável cinismo e a mais desavergonhada hipocrisia. A pretexto do combate ao terrorismo, ataca militarmente aqueles que no terreno efectivamente o combatem.
Odiario
Chomsky desnuda a “Guerra ao Terror”
C.J. Polychroniou, em Truthout
:: Outros autores :: 25.Dez.15
Como – mesmo após os atentados de Paris – Washington continua a alimentar grupos extremistas que simula combater. Qual o papel da Rússia. Por que importa a candidatura presidencial de Bernie Sanders
Odiario
Primárias do Partido Democrático: os “progressistas” como preservativos políticos
James Petras
:: Colaboradores :: 23.Dez.15
De cada vez que o movimento de massas e o eleitorado popular optaram pela acção social independente fora do Partido Democrático, sempre um político “dissidente” emergiu de dentro do partido papagueando muitas das críticas e exigências dos movimentos e do eleitorado crítico. De Jesse Jackson ao actual Bernie Sanders, passando pelo farsante-mor Barack Obama, estes “dissidentes” democratas organizam campanhas “de base” em locais populares, pedindo pequenas contribuições e fazendo promessas de acabarem com o domínio do “big money e big business” sobre o processo eleitoral. Passadas as eleições, traem os que neles depositaram esperança, desviados da sua acção anterior e entregues à desmobilização e ao desalento.
Odiario
Carta a Donald Trump
Michael Moore
:: Outros autores :: 21.Dez.15
«Tenho aqui uma estatística que lhe porá os cabelos em pé: 85 por cento do eleitorado que votará para presidente no próximo ano são mulheres, pessoas de cor ou jovens entre 18 e 35 anos. Por outras palavras, não são você. E também não são as pessoas que querem que o senhor governe o seu país.»
Odiario
A VALE da morte: Uma tragédia que poderá ficar impune!
João Pedro Stedile
:: Outros autores :: 20.Dez.15
Em 5 de Novembro de 2015 a ruptura de duas barragens no município de Mariana, no Brasil, provocou o maior desastre ambiental da história daquele país. Mais de cem mortos e desaparecidos. Terras, a água do Rio Doce em todo o seu trajecto até ao oceano, a orla costeira contaminadas pelo lixo tóxico que a empresa VALE depositara nessas barragens. Uma tragédia cuja dimensão, implicações e responsabilidades o governo federal, o parlamento e os media procuram ocultar.
Odiario
DOCUMENTO
Cuba: Obama continua a pôr condições para levantar o Bloqueio
Os Editores
:: Editores :: 19.Dez.15
Publicamos esta entrevista como DOCUMENTO. Para quem possa manter ilusões acerca do que pretendem os EUA com a normalização das suas relações com Cuba, Obama é inteiramente esclarecedor. O mais hipócrita e certamente um dos mais criminosos presidentes dos EUA pretende com a “normalização” atingir os objectivos que o bloqueio não conseguiu alcançar: destruir a revolução cubana, subordinar Cuba ao imperialismo, amarrar de novo o povo cubano à dependência e à exploração.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.