Translate

domingo, 8 de janeiro de 2023

Um professor emérito e não marxista, traduzido em muitas línguas

Karl Marx como patrimônio da humanidade: entrevista com David McLellanArtigos / ArticlesNovos Rumos, Marília, v. 58, n. 1, p.21-33-Jan.-Jun.,202121KARL MARX COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE:ENTREVISTA COM DAVID MCLELLAN 

Henrique Wellen1   

HW:Nas suas obras, é possível observar o destaque de algumas qualidades pessoais de Marx. Existem várias referências sobre a genialidade de Marx e, nesse sentido, se salienta tanto uma postura às vezes de difícil relacionamento, como uma preocupação meticulosa e científica muito grande, com a necessidade de reescrever e reanalisar muitas coisas. Para você, quais seriam as características mais marcantes de Marx?DM:Bom, essa é uma pergunta difícil de responder, especificamente a respeito da personalidade de Marx. Por um lado, ele poderia ser algumas vezes um pouco agressivo e mesmo intolerante. E ele não se tornou mais suave com a idade. Mas eu acho que essa postura estava mais relacionada com diferenças intelectuais. Eu me lembro do caso, relatado por Annenkov, da reunião de Marx com Weitling, em que ele foi agressivo. Mas essa postura não era porque Marx não gostava de Weitling, como pessoa. Não era uma coisa pessoal, como algumas pessoas gostam de indicar. E, por outro lado, ele era uma pessoa extremamente boa, que sentia muito a situação vivida pela sua família. Ele era muito próximo e demonstrava muito amor tanto pelos seus filhos como pela sua esposa. Pelo que eu me lembre, só existe uma única carta que restou de Marx para a sua esposa, do início da relação deles. E é uma carta muito bonita. E ele parecia sentir muito a situação que, por causa da sua dedicação teórica e política, tinha atingido a sua família. Eles tiveram, principalmente no começo da vida em Londres, uma situação terrível de vida, inclusive com a morte de alguns filhos. E Marx se sentia muito culpado por isso. Essa seria uma das razões para aquilo que, na visão de algumas pessoas, seria uma contradição, mas que eu entendo de forma diferente, que é a tentativa deter uma vida burguesa quando eles estavam em Londres. Eu entendo como uma tentativa de prover uma vida melhor para a sua família. De superar a difícil condição que eles passaram. Porque ele havia dito a si mesmo que não queria que as suas filhas passassem pela mesma difícil situação que ele teria feito a sua esposa passar. E eu acho honorável essa preocupação que Marx tinha com a sua família.(...)

   Excerto

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.