Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

LIVROS

 Era uma vez na URSS.

18,00 €

Quando se fala da antiga pátria aos habitantes da ex-URSS, estes esboçam um sorriso, um brilho nos olhos, remetendo para momentos marcantes e memórias inesquecíveis, que eles estão ansiosos por contar.

Grande conhecedor do espaço soviético, onde realizou várias estadias, incluindo uma em Alma-Ata (Cazaquistão) de 1985 a 1988, e baseando-se em factos sociais e anedotas, bem como nas suas observações pessoais, Jean-Paul Batisse revela as razões de tal nostalgia da «belle époque» em todos os domínios, para ver em que medida esta se distinguia do modo de vida ocidental.

Na Rússia, de acordo com o La Croix (2015), à pergunta «qual sistema prefere?», 34% respondem a URSS, contra 29% para o sistema atual e apenas 11% para a democracia ocidental. Outra sondagem, realizada pela empresa Levada, indica que 56% dos russos sentem saudades da União Soviética. Mesmo os poucos que não sentem essa nostalgia reconhecem que o antigo sistema apresentava algumas vantagens, que um certo estado de espírito desapareceu.

O autor, Jean-Paul BATISSE, não teria se lançado na escrita deste livro se não tivesse sido encorajado por muitos amigos ex-soviéticos, que consideram essencial que o Ocidente conheça a verdade sobre a sua antiga pátria.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.