Mas cortes e limites em países mais pobres são injustos.

As pessoas comuns na Europa já são muito mais ricas do que suas contrapartes na China e na Índia. Historicamente, a Europa tem emissões muito mais altas. Essas emissões enriqueceram a Europa e o colonialismo empobreceu a África e a Ásia.

Portanto, é monstruosamente injusto que alguns países não ricos tenham de fazer cortes profundos nas emissões e outros não aumentem suas emissões.

No entanto, se eles não fizerem essas coisas, seus cidadãos estarão perdidos. Na verdade, estamos todos perdidos, mas os pobres nos países mais pobres serão os que mais sofrerão.

Como podemos resolver essa contradição?

Movimentos

Uma resposta são os empregos climáticos, no norte e no sul. Precisamos fazer campanha para que os programas do governo e do setor público contratem um grande número de trabalhadores para fazer 'trabalhos climáticos' - um milhão de trabalhadores no Reino Unido e 20 milhões na Índia.

Esses trabalhadores fariam centenas de tipos diferentes de empregos - todos eles diretamente úteis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Os mais importantes seriam construir e operar redes de eletricidade e sistemas de transporte livres de carbono, e converter todos os edifícios e indústrias para algo próximo à operação livre de carbono.

Mas novos projetos nesta escala representam uma ameaça, não apenas para o Big Carbon, mas para as formas estabelecidas de gestão da economia em todas as partes do planeta. E qualquer projeto massivo de empregos climáticos na África do Sul, Bolívia, Nigéria ou Bangladesh provavelmente enfrentaria a fúria total do sistema financeiro global.

Já vimos isso dezenas de vezes quando governos de países mais pobres tentaram escapar da austeridade.

O antídoto para isso terá de ser a solidariedade dos movimentos de massa pelos empregos climáticos nos países ricos da Europa, América do Norte e Leste Asiático.

Renovável

Se isso parece improvável para você, é porque você vive no mundo real.

Eu gasto muito do livro pensando sobre como os movimentos climáticos podem mudar aquele mundo, e nos mudar, para que esse tipo de solidariedade seja possível.

Não vou simplificar a resposta para você aqui, porque os problemas são realmente complexos e as soluções também. Tentei transmitir essa complexidade em Fight the Fire .

Mas no cerne de todas as soluções está a necessidade de movimentos climáticos com o apoio entusiástico das maiorias em todo o mundo. Portanto, tenho pensado muito sobre as formas de construir essas maiorias.

Os empregos climáticos e novos negócios no sul global são cruciais para isso. Trabalhadores na Tailândia e pequenos agricultores na Nigéria não apoiarão alternativas verdes que os deixem na pobreza. Precisamos fazer campanha e conquistar um caminho que proporcione prosperidade econômica inteiramente baseada em energia renovável.

Vulnerável

Precisamos cobrir grande parte do mundo com árvores e precisamos das pessoas que agora vivem dentro e ao redor da floresta para fazer trabalhos de silvicultura climática. Precisamos unir ambientalistas na Califórnia que querem acabar com a agricultura industrial e pequenos pastores na África e na Ásia que querem pastorear suas ovelhas e gado.

Depois, há as pessoas no sul - mas não apenas no sul - ameaçadas por projetos extrativistas como megadams, remoção do topo de montanhas, usinas nucleares e mineração de lítio venenoso. Dizem que são necessários para a transição verde.

Em Fight the Fire , defendo que eles são necessários para o lucro, mas que existem maneiras mais verdes e caras de resolver todos esses problemas.

É como se seu filho tivesse câncer. Se você tem que pagar pelo tratamento, você paga pelo tratamento, não importa o custo. Com o clima, os governos podem pagar pelo tratamento.

E se tivéssemos movimentos climáticos massivos e um forte apoio sindical nos países ricos, poderíamos insistir nas soluções verdes, embora mais caras, em solidariedade com as pessoas vulneráveis ​​da terra.

Solidariedade

Depois, há os pequenos agricultores ameaçados pelas mudanças climáticas. É muito fácil falar sobre resiliência e agricultura ecológica, e esquecer que nenhum agricultor no mundo pode plantar sem água.

Todos esses tipos de solidariedade devem ir além da imagem de ajuda unilateral. As pessoas no sul estarão perdidas sem um movimento radical de massa no norte. E o inverso é tão verdadeiro. Devemos ajudar uns aos outros, porque se não o fizermos, estaremos todos em apuros desesperados.

Solidariedade não significa ajudar os vulneráveis ​​porque são fracos. Significa cuidar uns dos outros porque somos todos vulneráveis ​​e precisamos uns dos outros para sermos fortes.

Como Covid-19 nos lembrou, cuidar uns dos outros é a essência do ser humano. Outra palavra para solidariedade - talvez uma palavra melhor - é amor.

Este autor

J onathan Neale é um ativista escritor e empregos climáticos. Ele tuíta em @NealeSaylesFight the Fire está disponível para download através do The Ecologist online.