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segunda-feira, 23 de agosto de 2021

FREDRIC jAMESON tem razão, mas eu pergunto-me: A obra de Marx é filosofia, história, teoria social ou ciência política?

 Outro indício completamente diverso da
dissolução dessas velhas categorias de gênero e
linguagem pode se encontrar naquilo que, às
vezes, se denomina teoria contemporânea. Na
geração passada ainda existia o rigor de
linguagem da filosofia profissional — os grandes
sistemas de Sartre, ou dos fenomenólogos, a obra
de Wittgenstein, a filosofia analítica ou a filosofia
da linguagem —, ao lado da qual se podia
distinguir o discurso inteiramente diferente das
demais disciplinas universitárias — da ciência
política, por exemplo, da sociologia ou da crítica
literária. Hoje, se pratica mais e mais uma espécie
de escrita simplesmente denominada "teoria" que,
ao mesmo tempo, é toda e nenhuma dessas
matérias. Esta nova espécie de linguagem,
associada em geral à França e à teoria à francesa,
tem se difundido amplamente, marcando o fim da
filosofia como tal. Como, por exemplo, deve ser
chamada a obra de Michel Foucault — filosofia,
história, teoria social ou ciência política? É
"indecidível", como se diz nos nossos dias; o que
estou insinuando é que esse tal "discurso teórico"
pode perfeitamente ser incluído entre as
manifestações da pós-modernidade. (JAMESON,
1985, p.17)

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