Translate

sábado, 16 de março de 2019


PERSPECTIVAS. 2.

Nunca simpatizei com o estilo de “construir factos políticos” utilizado com inegável mestria, em tempos idos, pelo atual Presidente da República, nem fui seu espectador devoto num longevo programa em uma estação privada de televisão. Não votei nele para o cargo que ele hoje ocupa e torci o nariz àquele jeito que é só dele de se pôr a jeito para os selfies e outras beijoquices indiscriminadas e incontinentes. Ele em filosofia política é um liberal, porém, como nós sabemos, a teoria foi absorvida tranquilamente pelo chamado “neoliberalismo”, cujas promessas de um “mercado livre” para um “Estado mínimo” deu como resultado injeções dos Estados para salvar os Bancos e Parcerias Público Privadas quase sempre ruinosas para os Estados e, naturalmente, para os contribuintes.
Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente da República, cargo que ele conseguiu que o povo nele confiasse e, porque não dizê-lo, amasse. Depois dos “anos de chumbo” de Cavaco Silva, esse feito não é pequeno. Não sei se o nosso povo está dividido a meio entre os que gostam de governantes sombrios e arrogantes, desconfiados e manhosos, e os que gostam de políticos eleitos para cuidar e proteger o seu povo. Quero acreditar que prefere os segundos. Sobretudo quando já tendemos felizmente a esquecer a ditadura da Troika e seus executantes. (Tê-los-emos esquecido mesmo, ou circulam por aí transfigurados em travestis e ventríloquos?)
 É por isso que o populismo bom de Marcelo Rebelo de Sousa é, ou pode ser, um antídoto aos populismos maus. Que cada beijinho que ele receba ou que ofereça represente simbolicamente um doce afago nos peitos augustos da Democracia, que o mesmo é dizer: do governo de soberania popular.
Ele sabe que esta solução governativa melhorou a vida do comum dos portugueses e que a Direita (de que ele é adepto mas não advogado) perdeu o fôlego político e só regressará mais cedo se o PS lhe abrir a cama.

JOSÉ NOZES PIRES
09/01/2019

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.