«Harvey defende seu chamado por um “imperialismo benevolente” dizendo que “seria melhor para a esquerda apoiar uma alternativa keynesiana”. Mas nunca houve, e nem há, uma alternativa keynesiana. Isso não é nada mais do que uma fantasia social-democrata, assim como era o sonho de Kautsky, compartilhado por Harvey, do fim das rivalidades interimperialistas. E como Lenin explicou, a social-democracia não é nada mais do que um eufemismo para social-imperialismo.» John Smith, ver referªencia e no artigo aqui publicado na íntegra. In Lavrapalavra
Comentário: O livro de J. Smith é importante e o conceito de superexploração (dos trabalhadores do Sul) vem de autores dos finais do século passado que estudaram a Teoria da Dependência e a teoria de Lenine sobre o imperialismo nas condições em que foi elaborada.
A classificação de J.S. da China como «capitalismo de estado» governado por «burocratas estalinistas» parece não ter em conta a nova política encetada nesse imenso país, com claros elementos socialistas.
O marxismo não é um receituário de dogmas.
Sem comentários:
Enviar um comentário