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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Crónica de uma professora contratada

O TOQUE DE MIDAS NA AVALIAÇÃO


(Visão de uma outsider na Educação)

Introdução

Fazendo parte integrante dos muitos nómadas do ensino em Portugal, a percentagem

residual que perfaz, agora, quase duas décadas, sem a possibilidade de deprimir, desistir ou

sucumbir perante essa realidade, pois que para além de precisar de trabalhar, deste

remanescente detrito do sistema educativo, depende a possibilidade de uma suplência,

sempre-a-postos de professores esgotados, cansados e até mesmo derrotados, por esse

mesmo sistema em que se encontram enquadrados.

Prova disso foi a experiência que tive na primeira escola que leccionei na região do Oeste,

em regime de substituição, quando após ter estado quinze dias internada com uma

pneumonia, ao regressar à escola, o presidente do Executivo (hoje ‘Director da Escola’) me

ter perguntado se estava a pensar adoecer mais vezes, já que leccionava uma disciplina de

12º ano com exame final.

Porém, tenho podido, também, obter uma panorâmica mais geral de todas as mudanças

nestes quinze anos apesar dessa permanente exterioridade e com maior liberdade de

expressão, nas diferentes escolas por onde tenho passado, apesar da pouca voz que os

professores contratados têm em qualquer uma das escola. Esse, o traço comum a todas.

E por isso, considerei louvável esta vossa iniciativa de partilha de experiências entre os

professores, via electrónica, pois apesar do pouco tempo que vamos tendo para escrever, só

pela escrita se podem conhecer as convicções das pessoas, já que entre a nossa classe, nas

conversas apressadas na sala de professores ou nos corredores, não há uma genuína e real

comunicação.

Partilho, pois, aqui algumas reflexões sobre os problemas que penso atravessarem o novo

modelo de ensino em Portugal, a propósito da questão dos rankings, que foi tema da última

reunião de departamentos, deixando em aberto a questão da possibilidade de existência

efectiva de uma avaliação e de um modelo de gestão educacional coerente, consensual e

exequível, algum dia.

Soluções, infelizmente, não antevejo, mas tenho esperança que seja possível encontrar

através do diálogo inter e intra-escolas, por parte dos professores, uma solução para a

melhoria do nosso ensino, sem que este implique diminuição da sua importância social e

cultural ou esvaziamento da sua autoridade já tão rarefeita por anteriores fracturas internas

que lhe foram impostas.

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1. Cenários identitários

Todos os professores de uma maneira ou doutra, ao longo da sua carreira vão

construindo, subjectivamente, os seus ‘cenários de actuação’ com base nos seus arquétipos,

modelos e valores educacionais, adquiridos ao longo de toda uma história de vida única e

irrepetível. E é no interior desses primeiros ensaios gerais postos em cena nos primeiros anos

de ensino, que invariavelmente os vão repetindo, ao longo da sua vida profissional, mais ou

menos criativamente, complementadas, naturalmente, por algumas das existentes

ferramentas didácticas e pedagógicas inventariadas pelas modas, que também vão existindo

e deixando de existir, também na Educação. [A título de exemplo o modelo do ‘lúdico’

anteriormente considerado um must por muitos, (apesar do repúdio de alguns resistentes a

essas veleidades), foi quase erradicado, considerando-se uma técnica no mínimo sofística e

no extremo, fazendo do professor um palhaço tonto …] Mas não se muda aquilo que se é, por

mais subterfúgios psicológicos que mobilizemos, e neste contexto, sob nenhuma

recomendação ministerial de recurso de estratégias e metodologias diversificadas, por mais

que as implementemos ou a elas recorramos, de modo a almejar tal propósito perfilado.

Por conseguinte, mais do que em qualquer outra profissão, dificilmente se estabelece a

dissociação da persona do professor, da do indivíduo. Assim, avaliar a actuação do professor

x, inevitavelmente implica a avaliação da pessoa que ele é, e simultaneamente de todo um

mis en scéne, associado às múltiplas significações que foi atribuindo ao seu projecto

profissional e identitário, que nesta altura, consigo se confundiu inexoravelmente. Tal como,

do outro lado da barricada, qualquer grelha ou modelo de avaliação ou de ensino comporta

nos seus interstícios, os ‘cenários’ (mantendo a metáfora) do(s) seus mentor(es).

Para além dos estilos, também os métodos que vão sendo preteridos distinguem estes

profissionais. Em Didáctica da Filosofia, são referidas as metodologias platónica e cartesiana

que remetem precisamente para esse contraste: a primeira privilegiando um ensino por

desvelamento e imanência (cujos resultados terão ecos mais significativos no aluno, ainda

que a longo prazo, por partir da sua auto-descoberta – por insight); o segundo através de

regras claras e metódicas, indo do mais simples ao mais complexo, (em que, pelo seu rigor, o

aluno compreenderá a curto prazo, de modo mais objectivo, a estrutura das questões

expostas).

Então, qual deles privilegiar ou validar como melhor, já que estes dois modelos são

apenas exemplificativos das múltiplas formas de ensinar, existindo em número proporcional

ao das pessoas que eles são, (como referi anteriormente), não havendo um igual a outro?

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Como universalizar de forma isenta e imparcial tal assimetria, sem correr o risco de a

desvirtuar e perverter? É este um dos motivos pelos quais o actual processo de ensinoaprendizagem-

avaliação parece transformado no Leito de Procusto, salteador de estradas que

para além de roubar os transeuntes desprevenidos, os colocava no seu Leito de ferro,

amputando-lhes as pernas, caso fossem demasiado grandes para aquele; ou ao contrário,

esticando-as, até que aí coubessem.

E a subjectividade que entrou, em múltipla e caótica diversidade, dando entrada nessa

espécie de máquina-formatadora, acaba sendo transfigurada numa acabada e normalizada

objectividade empacotada, pronta a ser exibida juntamente a todas as outras num - por sua

vez - belo gráfico de rankings de objectividades encaminhado para o seu destino nacional

num top de sucesso ou insucesso escolar, deixando as escolas na mó de cima ou na mó de

baixo, independentemente de tudo que na sua realidade se tenha lá realizado.

2. Mea (parca) Culpa

Relativamente à instrumentalização da avaliação formal e sistemática como um dos

rituais iniciáticos e de passagem a que todos os professores em início de carreira se deverão

submeter, tal prática acarreta o peso e a responsabilidade de ajuizamento de outras personas,

que ainda sem cenários, procuram encetar o seu processo de auto-construção. Mais ou

menos conscientes desse fardo e dessa responsabilidade, de ano lectivo, para ano lectivo, as

agruras dos profissionais dessa contabilidade de realizações, capacidades e intelectos, vai-se

tornando mecanizada - graças ao auxílio das grelhas, das fórmulas do excel e das

ponderações do grupo ou do departamento disciplinar que vão auxiliando a diluição da

responsabilidade e eufemizando o peso dos veredictos finais nas pautas de final de período.

Este recurso de descarga de consciência (ao nível individual), tal como o da busca da

sensibilidade, fidelidade e padronização (ao nível metodológico), que a avaliação dita

objectiva deve conter, em última instância, visam a fuga à subjectiva e impiedosa

responsabilidade de transformação do outro em objecto (de avaliação). Mas todos sabemos

ser este um mecanismo ilusório, por maior rigor e honestidade intelectual que lhe gostemos

de imputar. Mesmo assim devemos tentá-lo, naturalmente. Mas com essa consciência. E é

esta que parece ter deixado de existir…

3. A teimosia e imprevisibilidade do Ser

É e sempre foi esta a aporia e o paradoxo do método introspectivo, da dificuldade na

origem da emancipação e afirmação da pródiga Psicologia da casa materna (a Filosofia). É

este o problema ainda do método experimental nas ciências, e de todas as parasitárias

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variáveis que imprevisivelmente despontam de todos os processos rígidos e inflexíveis de

determinação e fixação do Ser em grelhas, na avidez denunciante da fragilidade humana pela

incansável captura daquele nas malhas das redes conceptuais.

E se Heraclito (540 a.C.-470 a.C.) já observara que não tomamos banho no mesmo rio,

Popper séculos mais tarde (1902-1994), afirma que não existem factos brutos, ou seja, não

existe total objectividade em nenhum processo em que interfira o sujeito humano. Damásio

complementa e reforça esta ideia de que todos os fenómenos emocionais acabam por

interferir em qualquer banal processo de decisão e apreciação judicativa do sujeito.

Tem sido esta a batalha da ciência, e que anteriormente terá instigado toda uma

Galeria de ilustres imortais a buscar o alcance e o limite desse toque de Midas: a

transformação da subjectividade em objectividade. E vieram conciliações, cepticismos, e

finalmente a consciencialização de que deveremos continuar a nossa busca, guiados por um

fio de Ariadne, de modo a não cair numa qualquer vácua e obscura alietoriedade na

construção dos nossos instrumentos institucionais, ou sem cair no deslumbramento de medir

o imensurável, comparar o incomparável, reduzir a riqueza da multiplicidade em compacta

unidade inverosímil.

Mas naturalmente, que a complexificação e as crescentes exigências da realidade do

séc. XXI (e desde o XIX), não se compadecem com considerações filosóficas e

epistemológicas. Nas sociedades tendencialmente laicas, são necessárias soluções que

cumpram o propósito neo-liberal de crescimento e sucesso. De facto, no momento actual,

qualquer coincidência entre o actual revivalismo do modelo da Teoria de Fayol aplicado ao

modelo educacional (não) são meras coincidências.

4. A Escola-Empresa

Temos, então, duas realidade, duas linguagens que não se encontram, ou se tocam e

que se patenteiam em flagrantes contradições nas várias cimeiras mundiais que bemintecionadamente

procuram concertar (e consertar) os erros do passado, como no quotidiano,

em pequenas coisas do mundinho das pessoas comuns. Mas é o paradigma da Produção-

Consumo que continua e continuará a mover o mundo, o do lucro e do sucesso a qualquer

preço. Aquele que transforma todos os indivíduos em potenciais clientes e essa realidade não

escapa, naturalmente, à nossa realidade, enquanto professores.

E voltamos ao início, perseguidos todos pela obsessão da avaliação, da mensuração e

da necessidade de sucesso a todo o custo, vendo as nossas escolas transformadas em

empresas, os nossos alunos no cliente a agradar, sob o risco de este ir comprar um produto

mais qualificado a outro mercado melhor cotado. Conformemo-nos. É esta a realidade da

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sociedade neo-liberal, com provas de sucesso em vários países civilizados e na realidade

portuguesa privatizada. As regras são estas… e quem não joga… está fora do jogo…das

cadeiras. Sabemo-lo. Sabemos também as suas inegáveis vantagens, ao nível da gestão.

Mas, ao nível humano, ao nível da realidade académica sortirá efeito até quando? E a que

preço?

5. O cansaço

A exposição a que a profissão dos professores vota, implica um desgaste que até hoje

não foi devidamente compreendido ou balizado. Consumi-los com uma sobrecarga de

engrenagens fabricadas pelo modelo empresarial amputará o gozo e o tempo para se

dedicarem ao acto de comunicação e de ensino por excelência, passando a consumá-lo,

contabilisticamente, mecanicamente, contrariadamente, competitivamente,

desmotivadamente… até que seque o último ímpeto que o leva a levantar-se todas as

manhãs para cumprir uma tarefa que não é socialmente reconhecida, que ninguém agradece,

que não é bem remunerada e a que todos se arrojam na audácia e liberdade de criticar, de

julgar e de avaliar por ser mais… ou (tanto faz)… por ser menos….

Com a agravante de todos termos sido formados na arte (hoje técnica) de avaliar tudo e

todos criticamente. Nada escapa a esse crivo, que sendo parcialmente uma inata capacidade

humana, é faculdade desenvolvida e aguçada entre a nossa classe profissional. Todos

avaliam todos. E claro, numa escola não existem só professores, logo, a avaliação dispara de

todos os lados, sem que se possa ter o feed-back exacto do julgamento individual, que cada

um faz do outro.

6. Democratização da crítica aos professores

E se não foi avante a avaliação dos alunos e respectivos Encarregados de Educação

aos professores, a obrigatória avaliação dos professores titulares aos colegas de trabalho, a

cicatriz ficou - incólume. E o estigma também. E o medo. E o fantasma que paira ainda com

demasiada realidade entre os docentes. Dentro deles, em cada um. Entre eles. Mas não é

uma impressão: Foi e estará concedida a abertura e a liberdade de os Encarregados de

Educação poderem pedir contas aos professores, como quem pede a conta no balcão de um

restaurante. Em aberto está a possibilidade de se construírem famas e consumarem boatos

de quem se desconhece totalmente o trabalho, sob pretexto dessa democrática liberdade de

avaliação de professores. Nos cafés, em blogs e respectivos abjectos comentários, na própria

Escola, nas conversas ao almoço do fim-de-semana entre familiares ou amigos. Todos se

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aventam a dizer de sua justiça, com a ligeireza de quem cospe para o chão ou fala do tempo,

doutamente.

Quando sarará esta ferida? Quando os professores que amam a sua profissão

poderão ver renascer o prazer pleno de ensinar sem que tudo o mais se torne mais que o acto

de ensinar? Não sei. Mas presumo que não seja tão cedo. Talvez quando, daqui a uma (?) ou

duas décadas se der a previsível crise de vocações para a profissão, já que todos sabemos

que, se perguntarmos a qualquer jovem estudante, (de qualquer dos actuais ciclos de ensino)

se quer ser professor, ou aos pais destes se gostariam que os filhos seguissem a profissão,

sabemos precisamente qual a resposta: NNNNNÃÃÂOOOOO!!! Talvez nesse momento,

então nasça uma nova raça de professores e alunos, e a coragem para construir novos

cenários nas e para as escolas.

Helena Cabrita

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