Translate

sábado, 5 de junho de 2010

O encerramento compulsivo das escolas

A ministra da educação defende o encerramento de 200 escolas do 1º Ciclo com o argumento de que a mudança traz novas e melhores condições de aproveitamento escolar dos alunos. Ora, isto não sendo falso, não é inteiramente verdade. Todos os estudos científicos, até a simples observação empírica, estrangeiros e nacionais, têm demonstrado que a Escola reproduz as desigualdades sociais. Sugiro-lhe que leia, ao menos, Pierre Bourdieu. Se a colocação das crianças em outras escolas maiores e mais ou menos urbanas pode produzir melhores condições materiais e pedagógicas em algumas crianças, também ocorrem fenómenos de exclusão ou, pelo menos, de dificuldades de inclusão, pelo facto de serem oriundas de camadas sociais desfavorecidas. A Escola permite alguma mobilidade social, mas é grave ignorar-se que reproduz as classes sociais. Os próprios professores contribuem e é lamentável que não tenham consciência disso.
O quadro desenhado de substituição das modestas escolinhas de aldeia por Agrupamentos urbanos novos e bem dotados, é bonito, mas demasiado cor de rosa. Nas aldeias desertificadas protesta-se. As crianças deslocadas passam os dias fora de suas casas, longe dos ambientes naturais, perdem valores e referências e entram na uniformidade geral. Ignora-se o destino de centenas de professores «despedidos» das velhas escolas. Tudo isto dá para pensar.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.