QUESTÃO 18
O neofascismo já chegou. Sob formas locais variadas ele já existe.
O fascismo como forma de Estado nunca foi uniforme em toda a parte no século vinte, nem na sua primeira metade, nem na sua segunda metade.
O fascismo em muitos casos não vem de fora dos Estados; já estava ou está dentro deles.
O fascismo antes de ocupar e transformar o Estado existe no seio da "sociedade civil". É aí que ele amadurece.
O fascismo, ou o neofascismo, encontra-se latente ou manifesto nas formas contemporâneas de dominação económica, política, cultural e mediática das massas.
É na mente das massas que se perdem ou se ganham as batalhas.
O Estado Totalitário (ao modo dos regimes alemão, italiano e outros semelhantes nesse tempo; ou ao modo Salazarista) não tem que repetir-se para apenas aí existir fascismo. O neofascismo assume formas autoritárias caudilhistas ao modo atual húngaro e novas formas populistas, sendo que as formas não se repetem na história, o que se repete é a essência : o controlo de uma classe social sobre outras. Classes e setores de classe podem entregar todo o poder político a um partido e aos seu chefe; porém, este serve as finalidades estratégicas da classe economicamente dominante.
A mais forte tendência do atual capitalismo monopolista para novas formas de dominação vai no sentido do esvaziamento da soberania do povo através dos sufrágios. A democracia demoliberal (representantes sufragados pelo povo, separação dos órgãos de poder, liberdades políticas individuais) reduz-se cada vez mais e será mais reduzida ainda com o prosseguimento da pandemia ou depois desta quando tal suceder. Entretanto já foi foi sendo truncado o Estado Social europeu. Nunca mais avançou ou se aprofundou, com o neoliberalismo e a crise mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário