Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2022

ÉTICA- Prolegómenos

 

    O universalismo liberal de Žižek

«Sim, o Ocidente liberal é hipócrita, aplicando seus padrões elevados de forma seletiva. Mas a hipocrisia significa que você viola padrões que proclama, e desta maneira você se abre para a crítica imanente – quando criticamos o Ocidente liberal, usamos os seus próprios critérios. O que a Rússia está oferecendo é um mundo sem hipocrisia – porque não possui padrões éticos globais, praticando apenas um “respeito” pragmático pelas diferenças.

Vimos claramente o que isso significa quando, depois de dominar o Afeganistão, o Talibã selou imediatamente um acordo com a China. A China aceita o novo Afeganistão enquanto o Talibã ignora o que ela faz com os Uigures – eis, in nuce, a nova globalização defendida pela Rússia. E a única maneira de defender o que vale a pena ser salvo de nossa tradição liberal é insistir implacavelmente em sua universalidade. No momento em que aplicamos critérios duplos, não somos menos “pragmáticos” do que a Rússia.» Slavoj Žižek, in Boitempo blog (Guardian), 25/05/2022

    Por conseguinte, o liberalismo tem noções éticas universais, a China e a Rússia não. Porquê? Porque não são liberais, não possuirão tradições liberais. Deduz-se desta opinião de Žižek. Nunca se fica seguro do que ele pensa. O que opinou ontem, não opina hoje da mesma forma. Muda o critério. Não muda, porventura, a convicção anti. A convicção liberal. Aprecia falar em comunismo, mas é social-democrata. Um liberal à maneira norte-americana.

  O (chamado) ocidente, o ocidente colonialista, nunca cumpriu qualquer enunciado ético que prejudicasse o lucro, a espoliação, a expropriação. A Rússia também não foi nunca um modelo. Nem a China. Contudo, quem mais sofreu com o "pragmatismo" ocidental não foi o ocidente, mas a China. E a Rússia.

  Nas palavras do filósofo mediático há um preconceito. E ele não sabe. 

  Está no seu direito de ser o que é. No seu direito de converter uma opinião em argumento filosófico. De converter e reconverter opiniões. De ser o que parece ser, porém não é.

  Até mesmo o direito de vender gato por lebre. 

   É o pragmatismo na sua mais brilhante pós-modernidade.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.