Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2022

ÉTICA- Polegómenos

 A Ética marxiana (refiro-me àquela que julgo ler corretamente nos textos e na biografia de Marx) é radical. A crítica de Marx ao capitalismo (ao que fora e ao que viria ser muito provavelmente conforme as tendências e contra tendências que Marx detetou no funcionamento do modo de produção) foi à raiz dos problemas, dos sintomas, dos fenómenos.

À raiz da acumulação do capital, ao valor e à mercadoria que nos enfeitiça. À raiz das crises sistémicas que nos assolam. À raiz da espoliação brutal do campesinato mundial.

A crítica marxiana (com a colaboração de Engels) demonstra que é necessário um novo modo de produção completamente antagónico. Para se acabar com o processo de exploração da força de trabalho é evidentemente necessária a propriedade social sem bolsas de excepção. Sem a convivência no mesmo território dos dois sistemas antagónicos, por mais que o novo regulamente o velho. Os fenómenos de exploração, de alienação e submissão, continuarão a subsistir e, em qualquer altura imprevista, o velho pode virar-se contra o novo.

Subsistindo conjuntamente, ou lado a lado, os dois sistemas, qual a ética e respetiva moral domina? E que autoridade moral tem uma ética que convive com o capital no mesmo espaço? 

Todavia, quer se deseje quer não, em determinadas circunstâncias não sobra outra alternativa senão essa. Não é socialismo. É oura coisa : um modo de produção e distribuição da riqueza que se revela produtivo e social em alguns países. Nem capitalismo puro (neste caso neoliberalismo), nem puro keynesianismo, nem socialismo. Algo que Marx não antecipou em momento algum. 

E assim será provavelmente por muitas décadas afora para mais países. 

Qual é ética que se estabeleceu na China, por exemplo? Qual a ideologia (no sentido marxiano : a ideologia dominante é aquela que serve à classe dominante) ?

Falemos dos valores e princípios que compõem uma moral, pelos quais se guia o comportamento : qual o valor que se atribui à propriedade dos meios de produção? Qual o valor que se atribui à igualdade/desigualdade social ? Qual o valor atribuído ao Trabalho?


Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.